O tempo está a mudar e, apesar das temperaturas amenas que ainda se fazem sentir a sul do território, o IPMA prevê aguaceiros e condições de trovoada para o Algarve.
Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, apesar da chuva, o concelho de Monchique está em risco 'Máximo' de incêndio.
O Outono já se faz sentir um pouco por todo o país com a descida progressiva das temperaturas mínimas e máximas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado ou limpo na região norte durante a manhã, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões centro e sul, em especial no interior e durante a tarde.
Está também previsto vento fraco, soprando moderado do quadrante leste nas terras altas e na costa sul do Algarve até ao final da manhã e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais no litoral norte e centro.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 28 graus Celsius, no Porto entre 14 e 23, em Viseu entre 12 e 26, em Bragança entre 9 e 26, na Guarda entre 13 e 21, em Coimbra entre 15 e 29, em Castelo Branco entre 15 e 28, em Portalegre entre 17 e 26, em Santarém entre 16 e 30, em Évora entre 13 e 29, em Beja entre 15 e 28, em Faro entre 20 e 25, no Funchal entre 19 e 25, em Ponta Delgada entre 17 e 22, em Angra do Heroísmo entre 17 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 22.
Segundo o IPMA, o distrito de Faro está em alerta devido ao risco de incêndio. O concelho de Monchique apresenta risco 'Máximo' enquanto Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Loulé e Alcoutim se encontram sob vigilância devido ao “risco elevado” de incêndio.
De acordo com as autoridades, recomenda-se cuidados acrescidos com o fogo e comportamentos que possam comprometer a segurança de espaços mais vulneráveis à ocorrência de incêndio.
Recomenda-se ainda o uso de protetor solar e os habituais cuidados com a exposição à radiação UV.