O município lançou a sua agenda trimestral LAGOS e~ventos (abril-junho), onde apresenta um leque de eventos culturais e desportivos nesta primavera de 2022.
Cláudia Pascoal, Plasticine, Tiago Bettencourt, Bruno Nogueira, Azeitonas, Ana Bacalhau e João Gil são alguns dos destaques no Centro Cultural de Lagos, enquanto na Biblioteca Municipal passarão nomes como João Só, Sandro William Junqueira, Ondjaki, Jorge Serafim, Eduardo Madeira e o Festival de Cinema Italiano.
No desporto, Lagos irá acolher o 17.º Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade Terras do Infante – Lagos dos Descobrimentos, o Campeonato Nacional de Fórmula de Windsurf e o incrível regresso do GC32 Racing Tour com mais duas etapas.
A autarquia informa que os espetáculos no Centro Cultural de Lagos começam logo no dia 1 de abril com Cláudia Pascoal, a artista de "O Jardim " e "Fado Chiclete", seguindo-se a banda Plasticine a 2 de abril. Tiago Bettencourt apresentará o concerto "2019 Rumo ao Eclipse" a 9 de abril, cabendo a Bruno Nogueira a tarefa de animar a audiência com "Deixem o Pimba em paz" no dia 16, espetáculo que esgotou em apenas 24h.
Ainda em abril, o Quorum Ballet traz a este equipamento cultural a intemporal história de "Romeu e Julieta". A 13 de maio, a noite é dos Azeitonas com "Ambos os 3", num registo mais intimista e descontraído da banda. Em junho, terão ainda lugar dois espetáculos integrados no ciclo "Os Eternos, os Consagrados e os que acabaram de chegar": Ana Bacalhau no dia 9 e João Gil no dia 10.
A programação passará também pela aposta em espetáculos das associações culturais locais, passando pelo Auditório Duval Pestana a Orquestra Ligeira de Lagos (15 de abril), a Associação de Dança de Lagos (29 e 30 de abril e 23 a 25 de junho), a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio (6 de maio), a AORCA (7 de maio) e a Questão Repetida e ARTIS XXI (18 de junho).
Ainda pelo Centro Cultural, estão agendadas quatro exposições: "Apontamentos sobre empatia e alteridade" e "Com os pés nas nuvens" de António Alonso (2 de abril a 21 de maio) e "A Arte Xávega em Lagos" e "Faro Oeste" de Paulina Pimentel (4 de junho a 16 de julho).
Em abril, a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas terá opções para vários gostos e idades. O artista João Só marca presença no dia 21 e Jorge Serafim e Eduardo Madeira no dia 29. Ainda nesse mês, terá início um novo clube de leitura mensal, "Volta ao Mundo em 11 Livros", que contará com moderação do escritor Sandro William Junqueira, contando ainda com a presença de Ondjaki na sessão de junho.
De 25 e 28 de maio, celebram-se grandes cineastas italianos com o "Festival de Cinema Italiano", sendo que em junho o destaque vai para a oficina de Pedro Lamares Soeiro (4 e 5 de junho).
A par da cultura, também o desporto retoma alguns dos seus eventos no concelho. De 8 a 10 de abril, terá lugar o 17.º Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade Terras do Infante – Lagos dos Descobrimentos. De 23 a 25 de abril, a baía de Lagos será "palco" da 2.ª edição do Campeonato Nacional de Fórmula de Windsurf. O maior evento internacional de catamarãs de velocidade, o GC32 Racing Tour, regressa também em 2022 para mais duas etapas na costa lacobrigense: 22-26 de junho (Lagos Cup) e 13 a 17 de julho (World Championship).