Sociedade

Primeira edição das Jornadas da Criança, em Castro Marim, envolveu centenas de profissionais

CM Castro Marim
CM Castro Marim  
O auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim encheu para a primeira edição das Jornadas da Criança, com a participação de centenas de pessoas presencialmente e online, em formato streaming, que decorreu na sexta-feira, dia 16 de maio.

PUB

“Acreditamos que o desenvolvimento na primeira infância é uma responsabilidade de todos, e o futuro. Abre-se um espaço de reflexão, partilha e diálogo, onde todos terão oportunidade de crescimento, ora como palestrantes ora participantes, nesta nobre missão que é acompanhar o crescimento das nossas crianças. Estes adultos de amanhã, que nos acarinharão, e com um novo saber, zelarão por proteger e melhorar os bons modelos”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.

Assinalando o Dia Internacional da Família, a iniciativa que tinha como tema “Desafios e Perspetivas da 1.ª Infância” contou com profissionais da área, que transmitiram os seus conhecimentos sobre diversos temas.

Decorreu ainda um concurso de posters e comunicações, de onde saíram três vencedores. Em primeiro lugar ficou colocado o poster “Abordagem da Terapia Ocupacional focada no brincar: Um estudo de caso”, apresentado por Ana Rita Sousa, Isabel Ferreira e Marta Figueiredo.

O segundo lugar foi entregue ao poster intitulado “Impacto do Uso de Ecrãs na Saúde de Crianças e Adolescentes: Revisão sistemática para o desenvolvimento de programa de intervenção nas escolas”, apresentado por Inês Ribeiro.

Em terceiro lugar ficou classificado o poster “SAPSI: Boas Práticas em Psicologia Clínica no Município de Olhão”, apresentado por Inês Dimas.

“À escala municipal, as responsabilidades na área da educação são tantas e variadas, mas todas devem ter o foco da integração, da igualdade, da valorização do individuo e o seu amor próprio, mas acima de tudo na felicidade individual e coletiva. É nessa consciência que o Município de Castro Marim se envolveu de alma e coração nas I Jornadas da Criança. Que seja marco de uma nova caminhada e sementeira para novos projetos comunitários, em que todos contam e todos podem acrescentar”, concluiu a autarca.