O Algarve foi escolhido pela reconhecida International Yacht Training para acolher um centro de treino e formação náutica que se expandiu entre Faro e Olhão.
Com clara vocação para a náutica de recreio, esta escola informou em comunicado enviado ao Algarve Primeiro, que oferece cursos de vela e motor homologados pela MCA – Maritime Coastguard Agency UK e com acesso imediato ao International Certificate of Competence, permitindo aos seus portadores navegar nos 7 mares.
Esta inciativa surge no âmbito de uma parceria entre a Algarve Crusing Center e a Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos e apresenta como responsável técnico Ricardo Barradas, que é simutaneamente formador no CIMAV - Clube Internacional da Marina de Vilamoura.
Segundo o formador, esta nova escola e centro de treino poderá incrementar a “internacionalização do setor do mar no Algarve, colocando a região no mapa dos principais destinos para formação naútica avançada” e representa em simultâneo “um salto qualitativo na formação que se ministra no país, já que o enfoque na componente prática apresenta uma alternativa mas sobretudo um complemento às formação que já é ministrada em Portugal”.
Para o futuro existe o desejo de ampliar a oferta formativa através do estabelecimento de parcerias com outras entidades, como por exemplo a Universidade do Algarve ou outras entidades de relevo na região, ressalva o Ricardo Barradas.
"A região algarvia tem um potencial significativo para as atividades naúticas e há muitos produtos ainda por explorar, como estas formações avançadas, ou mesmo o turismo científico, mas é preciso inovar e investir”, acrescentou.