Vitor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel recebeu esta quinta-feira das mãos do Primeiro-ministro, António Costa, a chave da viatura, totalmente equipada, que servirá a nova Equipa de Sapadores Florestais de São Brás de Alportel, conquistada pelo município, em virtude da aprovação de uma candidatura apresentada a um programa lançado pelo Governo.
Em todo o país apenas foram aprovadas 20 das 120 candidaturas apresentadas. O Município de São Brás de Alportel diz que a aprovação desta candidatura "em muito beneficiará a estratégia de defesa da floresta e de prevenção de incêndios, criando cinco novos postos de trabalho que em permanência estarão no terreno, a proteger o território e as populações".
Foi neste âmbito, que o município recebeu esta quinta-feira a viatura que vai apoiar a nova equipa de Sapadores Florestais durante a cerimónia de apresentação das 20 novas Equipas de Sapadores Florestais, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa realizada em Oliveira do Hospital, na presença do Ministro da Agricultura Capoulas Santos e do Secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas.
Na cerimónia, o edil são-brasense, Vitor Guerreiro, fez-se acompanhar pelo Vereador Acácio Martins e pelo Comandante Operacional Municipal, Vitor Martins.
Para além da viatura devidamente equipada, no valor de 40 mil euros, o município de São Brás de Alportel recebeu, por parte do Governo, o apoio financeiro que permitirá fazer face, durante os primeiros cinco anos, às despesas necessárias para a constituição de uma equipa de cinco sapadores florestais municipais. Esta equipa irá trabalhar durante todo o ano na gestão e defesa da floresta, desenvolvendo trabalhos de manutenção e limpeza, e também de vigilância durante o período crítico de prevenção de incêndios florestais.
“Esta é uma conquista muito importante para São Brás de Alportel porque vem reforçar a nossa capacidade de defesa da floresta e de proteção das nossas populações. O nosso plano de ação de prevenção de incêndios está a partir de agora ainda mais reforçado, o que nos deixa muito satisfeitos. A floresta precisa de todo o nosso esforço e de todos os cuidados na sua defesa. Num concelho em que três terços do território são constituídos por área serrana, onde o património natural é uma das nossas maiores riquezas e potencialidades, a prevenção é a nossa maior prioridade.” Palavras do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, após a receção da viatura pelas mãos de António Costa.