Economia

Primeiro posto de carregamento de veículos elétricos chega a VRSA

 
O município de Vila Real de Santo António faz saber, em nota de imprensa que, já dispõe do primeiro posto de carregamento de veículos elétricos e que, o equipamento está localizado na Rua Nova de Lisboa, em Monte Gordo, perto da Junta de Freguesia, permitindo o acesso fácil a partir da EN 125.

 
A mesma entidade especifica que, o posto inclui duas tomadas de carregamento semi-rápido com uma capacidade de 22kWh cada e que, esta instalação resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de VRSA e a MOBI.E, em colaboração com a Associação de Municípios do Algarve – AMAL, no âmbito do programa nacional que visa dotar todos os concelhos do país com este tipo de infraestruturas.
 
Na mesma nota lê-se que, durante o ano de 2020, a autarquia conta ter outro posto de carregamento rápido a funcionar na Avenida Ministro Duarte Pacheco, em Vila Real de Santo António.
 
A utilização do posto de Monte Gordo será gratuita durante um tempo de fase experimental, dado estar inserido num projeto-piloto a nível nacional, após o qual será concessionado por uma empresa credenciada para venda de energia.
 
O mesmo documento refere ainda que, a MOBI.E é uma empresa pública que, por indicação da tutela, assegura a gestão dos fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica.
 
Possui uma rede composta por postos de carregamento para veículos elétricos, maioritariamente situados em espaços de acesso público.