Ambiente

Primeira fase do Algarve + Sustentável juntou especialistas, operadores e instituições por um desígnio comum

O plano Turismo + Sustentável 20-23 do Turismo de Portugal foi o ponto de partida para o debate que encerrou a primeira fase do maior evento de turismo de natureza sustentável do Algarve.

PUB
A abertura dos trabalhos coube a Aura Fraga da Associação Vicentina, João Fernandes da Região de Turismo do Algarve, José Gonçalves do Município Aljezur e a Joaquim Brandão Pires da Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL.
 
Nas palavras de Aura Fraga o dia de encerramento da primeira fase contou “com um conjunto de contributos de especialistas sobre diversos temas em torno da estruturação de uma oferta cada vez mais sustentável e sobre a necessária capacitação dos seus agentes, fundamentais para um compromisso regional com a sustentabilidade do sector nas vertentes económica, social e ambiental." João Fernandes realçou os objetivos alcançados na 1ª fase do evento “Aumentar o conhecimento, fomentar a capacitação dos agentes, divulgar as atividades junto dos residentes e depois refletir sobre o que fizemos”.
 
O dia foi preenchido com apresentações e debates organizados a partir de dois eixos: Estruturar uma oferta cada vez mais sustentável e qualificar agentes do setor, ambos com moderação de Manuela Rosa da Universidade do Algarve e contributos de especialistas de diferentes áreas, nomeadamente da CCDR Algarve, AMAL, Accessible Portugal, Associação Vicentina, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, ESGHT/UAlg e Rota Vicentina.
 
Aura Fraga congratulou-se pela parceria entre a Associação Vicentina e a Região de Turismo do Algarve na dinamização do evento, afirmando que “em torno da sustentabilidade, foi possível reunir a perspetiva da gestão setorial do turismo, fundamental pelo conhecimento profundo do setor e das suas necessidades, com a perspetiva do desenvolvimento territorial e integrado, potenciando sinergias intersetoriais e a cooperação”. Já João Fernandes prometeu um novo conjunto de ações em 2022 “sempre alinhadas com a Estratégia de Turismo 2027, com o Plano Turismo + Sustentável para Portugal e também focadas no plano de ação Reativar o Turismo. Há no fundo uma estratégia europeia, uma estratégia nacional e ainda o foco regional na aposta da sustentabilidade. A palavra que sai assim desta primeira etapa é mobilização. Temos a melhor região e os melhores agentes. E estamos todos mobilizados para a ação, através do planeamento e desenvolvimento
sustentável das atividades turísticas no Algarve."
 
O “Algarve + Sustentável” está de regresso de março a abril de 2022 para a sua segunda fase.