Dicas

Principais motivos que levam os filhos a se afastarem dos pais

 
Muitas vezes sem uma discussão, apenas com uma mudança de casa para um local mais afastado, outras com alguns desentendimentos pelo meio e ainda outras que, sem grandes explicações se afastam, há cada vez mais filhos a afastarem-se dos pais devido a problemas de relacionamento.

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.
 
Naturalmente que não deveria ser assim, todos crescemos com a crença de que pais e filhos devem manter uma relação de respeito, carinho, amizade e proximidade, mas quando tal não acontece por parte dos mais velhos na infância dos filhos, dificilmente estes vão conseguir dar um sentido positivo à relação com os pais quando  são mais velhos. É como que uma retribuição dessa sensação de abandono e da falta de laços que não foram criados de parte a parte.
 
Para muitos psicólogos nesta área, há 10 erros que os pais cometem em relação aos filhos que dão lugar a esse afastamento, confira-os e, a tempo, previna esse distanciamento dos seus filhos:
 
1-Pais que não respeitam as escolhas dos filhos
 
Este é o primeiro ponto, pois a falta de respeito é algo que nos incomoda profundamente a todos. Se o respeito acaba ou se nunca foi claro e real, é inevitável que o amor acabe também, pois o amor exige respeito e compreensão. Os pais devem entender que podem ter dez filhos, mas cada um seguirá caminhos diferentes, fará escolhas diferentes e optará por valores, princípios ou costumes diferentes.
 
Não respeitar essas decisões resulta em desalinhar e desequilibrar qualquer sentimento de paz já nutrido. Com respeito, estabelecem-se laços fortes e duradouros.
 
2-Pais que criticam de forma destrutiva os filhos
 
Às vezes, os pais, talvez pelo sentimento de proteção que possuem, pronunciam palavras que ferem os filhos, e em vez de serem entendidas como conselhos, essas palavras acabam por magoar e afastar os filhos., É preciso saber conversar, orientar, sem ofensas ou discriminações.
 
3-Pais que tecem falsas acusações
 
Outro ponto negativo é levantar falsas acusações sem conhecer os verdadeiros motivos. Suspeitar é uma coisa, mas ter a certeza é totalmente diferente. Se uma criança fica magoada quando é acusada injustamente de algo que não fez, imagine o que se passa na cabeça de um adulto que é acusado injustamente. Qualquer pai ou mãe que se preze deve pensar muito bem antes de dizer, pois só assim poderá evitar muitos conflitos e, no limite, o afastamento total dos filhos. É de realçar que, existe uma grande diferença entre a crítica construtiva, aquela que se baseia em boas palavras e exemplos, e a destrutiva que arrasa com qualquer relação.
 
4-Pais que não respeitam o cônjuge do filho
 
Quando se agride, ainda que seja verbalmente, um filho ou o seu cônjuge,  há marcas que fiquem dessa mágoa e que assumem proporções por se tratar da pessoa que o filho escolheu para dividir a sua vida e os seus sentimentos. Não respeitar essa realidade é uma dupla falta de respeito. Neste ponto, os pais precisam de aprender a respeitar tanto o filho como a sua companheira ou companheiro, sob pena de o perderem. Ao mesmo tempo, têm de entender que, a pessoa que o filho escolheu é quem ele ama, pelo que não vale a pena alimentar “guerras”, ofensas e discussões por causa disso. Se aceitarem essa realidade, naturalmente que a relação entre pais e filhos será facilitada, caso contrário, o filho irá seguir a sua vontade e o seu caminho, na maioria dos casos.
 
5-Pais que falam mal dos filhos a outros familiares
 
Este é um hábito muito enraizado na nossa cultura em que se tornou normal que, os familiares se juntem para falar mal da vida dos filhos. Há sempre quem se descaia e, mais cedo ou mais tarde, os filhos acabam por saber o que se disse. Este é um pretexto feio para prejudicar a relação entre pais e filhos e, os mais velhos deveriam pensar muito bem nas razões que os levam a falar mal dos filhos aos outros. Depois, lamentam-se por terem os filhos longe de si, mas não os souberam acarinhar enquanto era tempo. Ao mesmo tempo, os familiares que ouviram as queixas dos pais acabam por mostrar o seu desprezo em relação aos mais novos, o que gera um péssimo ambiente familiar e afasta ainda mais as pessoas.
 
6-Pais que fazem chantagem com bens e heranças
 
Muitos pais dão sugestões para o filho mudar, sugestões egoístas, como: “assim não ganhas nada, és pior do que o teu irmão, os teus primos fazem e tu não fazes” e esquecem-se de que as pessoas não são objetos e muito menos alvo de manipulação e gozo. Um dia, os filhos cansam-se dessa mesquinhez, ‘atiram tudo ao alto’ e afastam-se seguindo o seu caminho.
 
7-Pais que não respeitam a orientação religiosa dos filhos
 
Muitos pais, pelo desconhecimento, por maldade ou ciúme, acabam por criticar a orientação religiosa dos filhos e, muitas vezes, da pior maneira, já que chamam nomes, gozam, humilham e daí por diante. Esse facto, também é um motivo para que os filhos se afastem dos pais mais cedo ou mais tarde.
 
8-Pais que pedem perdão e voltam a cometer os mesmos erros
 
Aquele que pediu perdão foi perdoado, e passado um tempo, comete novamente os mesmos erros, na realidade parece nunca ter sido sincero.  O perdão é a riqueza da alma, mas repetir os mesmos erros é não valorizar esse perdão.
 
9-Pais que fazem tudo para prejudicar os filhos
 
Por muito que um pai ou uma mãe não concorde com o estilo de vida dos filhos, deve respeitar as suas escolhas e a sua forma de estar na vida. Muitos pais usam outras pessoas e situações para prejudicarem os filhos, falam mal deles  e fazem de tudo para que os seus projetos e planos fracassem.
 
10-Pais que cobram tudo aos filhos
 
Há pais que perguntam e há pais que exigem saber tudo, que fazem cobranças de tudo o que já lhes deram e fizeram e que, por isso, se acham no direito de exigir o que lhes apetece aos filhos. Esta é uma base errada e que afasta os mais novos, chegando ao ponto de estes nada quererem dos pais para que não lhes seja cobrado mais tarde.
 
Estes erros que apontamos são mais comuns do que pode parecer e, naturalmente que, tomando consciência, todos podem melhorar a sua forma de atuação para facilitar a relação entre pais e filhos. Nunca se esqueça de que, o diálogo, a compreensão, o afeto e a tolerância são a base de qualquer relação saudável.