Sociedade

Procissão do “Senhor Morto” sai da Misericórdia de Faro na sexta-feira Santa

Foto - Paróquia de S. Luís
Foto - Paróquia de S. Luís  
A Santa Casa da Misericórdia de Faro realiza, na sexta-feira Santa, a tradicional procissão do Enterro do Senhor, popularmente conhecida como “Senhor Morto”.

O procissão partirá da Igreja da Misericórdia pelas 21 horas, percorrendo o seguinte itinerário: Praça D. Francisco Gomes; Rua 1.º de Maio; Praça Ferreira de Almeida (Largo da Palmeira); Rua Lethes; Rua de Portugal; Rua Sacadura Cabral; Largo 25 de Abril; Rua Mouzinho de Albuquerque; Rua João de Deus; Largo dos Combatentes (Tribunal de Faro); Rua de Santo António; Rua D. Francisco Gomes; Praça D. Francisco Gomes, recolhendo posteriormente ao templo da Misericórdia.
 
No cortejo participam as autoridades eclesiásticas, civis e militares, o Moto Clube de Faro, as Ordens Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo e Franciscana Secular, os Bombeiros Sapadores de Faro e os Bombeiros da Associação Humanitária “Cruz Lusa”, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública, elementos da Marinha Portuguesa, os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, os grupos dos Escoteiros de Portugal e Associação de Guias de Portugal, entre outras entidades e instituições.
 
Antes da partida, terá lugar a habitual pregação, sendo orador o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, que presidirá à solenidade. Abrilhantam o cortejo, as formações da Associação Filarmónica de Faro e da Sociedade Filarmónica 1.º de Maio, de Lagos.
 
A organização convida a comunidade farense a participar nesta manifestação de fé e exorta os moradores da cidade a engalanarem as suas varandas e janelas ao longo do percurso, colocando as tradicionais colchas e mantas, preservando uma tradição antiga dos farenses.