Sociedade

Procissão na praia de Monte Gordo desperta fé e esperança aos homens do mar

Monte Gordo homenageia a sua padroeira, entre os dias 4 e 15 de setembro, com as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Dores, as quais encerram com um concerto de Leo & Leandro.

PUB
 
Conforme se pode ler em nota enviada à imprensa do Município de Vila Real de Stº António, as comemorações têm início a 4 de setembro, com a atuação da Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA, às 21h00, seguida de uma noite de fado com Elsa Jerónimo e Renato Néné.
 
No dia seguinte, quinta-feira, o programa começa às 21h30 e conta com a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha e um espetáculo de flamenco da Academia de Baile Gracia Diaz. A noite termina com um concerto de Sérgio Gonçalves.
 
Já a 6 de setembro, a partir das 22h00, a animação é assegurada pelos ritmos da Banda Fábio Lagarto e será rematada pela música de dança de dj Cabeça.
 
No sábado, a manhã fica reservada para atividades para os mais novos. Segue-se, às 17h00, o jogo de futebol de veteranos Beira-Mar x Vidigueira, bem como as habituais cerimónias religiosas na igreja de Monte Gordo. A animação da noite começa às 22h00 e está a cargo da banda «Uns & Outros», Trio Sensação e dj Karussa.
 
Depois das corridas de barcos a remos, ao meio-dia, o ponto alto das festas é a procissão, no domingo, dia 8 de setembro, às 17h00.
 
Marcada por um cariz muito característico, a celebração percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis e turistas, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso.
 
Também no domingo, às 22h00, a Avenida Marginal de Monte Gordo recebe um concerto de Leo & Leandro, com os ritmos sertanejos.
 
A noite fica concluída com o tradicional fogo-de-artifício, às 24h00, na Baía de Monte Gordo.
 
O cartaz termina com a eucaristia solene, a 15 de setembro, às 10h00.
 
A festa em honra de Nossa Senhora das Dores é organizada pela Câmara Municipal de VRSA, pela Junta de Freguesia de Monte Gordo e pela paróquia local, com o apoio da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha e da Associação de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo.