Sociedade

Professor da UAlg eleito presidente do Conselho Europeu das Línguas

Manuel Célio Conceição, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, foi eleito presidente do Conselho Europeu das Línguas, no passado dia 27 de novembro, na reunião anual desta organização, que decorreu em Berlim.

PUB
 
Nos próximos dois anos, a UAlg tem a presidência do Conselho Europeu das Línguas. Manuel Célio Conceição, que representa a Academia algarvia nesta associação há cerca de 15 anos, foi eleito para o cargo por unanimidade. 
 
Para o agora presidente, esta nomeação para “além do que representa a nível pessoal, representa também o mesmo reconhecimento e projeção internacional da Universidade do Algarve.” Este professor, pró-reitor entre 2010 e 2013, e que recebeu, em 2013, as insígnias de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras atribuídas pelo governo francês, é, atualmente, o diretor do Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
 
O professor Manuel Célio Conceição, até aqui responsável pela definição de critérios de avaliação de políticas linguísticas de universidades na Europa, tendo em conta a validação da qualidade e da internacionalização, vai também supervisionar os restantes eixos de trabalho em curso. 
 
Destacam-se a validação de competências linguísticas adquiridas não formal ou informalmente, a análise de perfis profissionais na área das línguas e na sua relação com aspetos interculturais, e, particularmente, a relação entre a diversidade linguística e o conhecimento científico numa altura em que, de forma enganadora, se propaga a ideia de que só se faz ciência de qualidade numa única língua.
 
No âmbito de vários projetos com financiamento internacional, a UAlg tem vindo a produzir investigação em multilinguismo e políticas linguísticas, que tem sido potenciada pelo Conselho Europeu das Línguas.
 
A Ualg salienta que está em curso um projeto financiado pelo 7º programa quadro sobre Mobilidade e Inclusão na Europa Multilingue (www.mime.org), que conta com o professor Manuel Célio Conceição na equipa de coordenação.
 
Sobre o Conselho Europeu das Línguas
 
O Conselho Europeu das Línguas é uma associação de universidades, centros de línguas, associações de profissionais na área das línguas (tradutores, revisores, intérpretes) que, por um lado, tem estruturado e coordenado projetos europeus e, por outro, se instituiu como plataforma de ligação com organismos europeus e com outras associações e alianças. Nos últimos meses, por proposta do agora eleito presidente, integrou, como membro fundador, a Aliança Europeia de Ciências Sociais e Humanas.
 
Neste momento tem mais de centena e meia de membros, sobretudo instituições da União Europeia mas também da Arménia, da Rússia, do Cazaquistão e tem acordos de cooperação com instituições congéneres da Austrália e do Canadá.
 
O CEL intervém em comissões de peritagem (aconselhamento e avaliação) de organismos da Comissão Europeia e tem participado na elaboração dos documentos orientadores das políticas de linguísticas e multilinguismo e na análise de definição das linhas de investigação das chamadas a candidatura dos projetos europeus.