No próximo domingo, dia 25 de setembro, realiza-se um concerto de homenagem ao Professor Francisco Rosado, pelo mérito que lhe é reconhecido pelos seus antigos alunos, colegas, família e amigos.
Uma iniciativa de reconhecimento e tributo ao trabalho que desenvolveu ao longo de muitos anos, em contexto pedagógico e artístico.
Este evento terá lugar na Associação Recreativa e Cultural de Músicos em Faro, com início marcado para as 18h00, onde serão apresentadas peças de vários músicos conhecidos, tais como, Telemann, Schubert, Bach, Van Eyck ou Mozart.
No final do concerto haverá um lanche partilhado.
Francisco Rosado foi professor de música e grande impulsionador do Encontro de Música Antiga de Loulé.
Natural de Faro (20 de junho de 1951), foi nessa cidade que frequentou os estudos até ao ensino secundário.
Opositor ao regime de Salazar, partiu para Paris, obtendo o estatuto de exilado político da ONU. Um ano após a Revolução dos Cravos, em 1975, regressou à sua terra natal para continuar os estudos na área da música. Estudou flauta de bisel com Catarina Latino e Pedro Couto Soares, tendo participado em várias master classes promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi no ensino e na promoção da música antiga que assumiu grande destaque no Algarve, nomeadamente em Faro e Loulé. Foi um dos fundadores do Grupo de Música Antiga do Conservatório e constituiu o Consort de Flautas do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
Francisco Rosado esteve também ligado à programação dos Encontros de Música Antiga de Loulé desde 1999, tendo sido o seu grande mentor e durante todas as edições o seu diretor artístico. Fundou o Ensemble de Flautas do Centro de Expressão Musical de Loulé, agrupamento com vários CDs gravados.
Lecionava Flauta de Bisel e Classe de Conjunto no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, tendo influenciado positivamente várias dezenas de alunos ao longo do seu percurso profissional. Foi também professor do Centro de Expressão Musical de Loulé e, nos últimos tempos, do Conservatório de Música de Loulé.
Francisco Rosado faleceu no dia 23 de setembro de 2015, vítima de doença súbita.