Sociedade

Professor José Leitão dá última "lição" na UAlg sobre "O Melhoramento de Plantas na Agricultura Moderna"

Foto|D.R
Foto|D.R  
José Leitão, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, irá proferir a sua última lição, intitulada "O Melhoramento de Plantas na Agricultura Moderna", esta sexta-feira, 24 de junho, pelas 15h00, no Auditório Verde, Edifício 8, no Campus de Gambelas.

Nesta lição, após uma breve introdução ao aparecimento da Agricultura e à sua relação com o melhoramento de plantas, será analisado o papel deste último no desenvolvimento da Agricultura moderna. No seguimento de uma breve referência aos momentos mais relevantes, e aos avanços científicos e tecnológicos mais marcantes na evolução do melhoramento de plantas, José Leitão fará uma descrição sumária da contribuição da Universidade do Algarve para o desenvolvimento desta prática científica. 
 
De acordo com a UAlg, José Leitão nasceu em Braga, a 24 de junho de 1952. Terminou o ensino secundário em Nampula, Moçambique. Licenciado em Agronomia pela Universidade Agrária, Bulgária. Ph.D pela Academia de Ciências do mesmo país e Doutor pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é Doutor Honoris Causa pela Universidade onde se licenciou. 
 
Professor Auxiliar (1989), Professor Associado (1996), Professor Associado com Agregação (2000) e Professor Catedrático (2003) na Universidade do Algarve, onde cria o laboratório na área da Genómica. Exerceu os cargos de diretor de Faculdade e de Departamento, e de presidente de Conselho Científico. Investigador visitante nas Universidades de Mainz (Alemanha) e PennState, Stanford, Georgia e Arizona (EUA). Orientou vários alunos estagiários, de mestrado e doutoramento. Publicou mais de 70 artigos, e apresentou aproximadamente 200 comunicações orais e em painel. Foi investigador principal de vários projetos de investigação. Presidiu a três eventos científicos internacionais.