Sociedade

Covid.19:Profissionais de saúde e doentes do Serviço de Medicina 1 do Hospital de Faro infetados

 
A Delegada de Saúde Regional, revelou hoje em conferência de imprensa na Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, que há um novo surto no Hospital de Faro, no Serviço de Medicina 1, com duas enfermeiras infetadas e mais cinco doentes, daquele serviço, que foram encaminhados para a enfermaria dedicada à covid.

Em declarações ao Algarve Primeiro Ana Cristina Guerreiro, apontou que terá sido as profissionais a contagiar os doentes, referindo, contudo, que a situação está a ser estudada e que há vários profissionais em isolamento profilático.
 
Na mesma conferência de imprensa, a responsável confirmou que no serviço de Ortopedia do hospital, há um assistente operacional que também se encontra infetado. 
 
Relativamente aos lares, adiantou que no Lar de Balurcos no concelho de Alcoutim, há 14 casos positivos entre os 35 residentes, dois estão internados. Dos 29 funcionários 11 estão positivos. Outro lar que tem preocupado as autoridades de saúde, é o de Tavira, com 28 casos positivos entre os 84 residentes, 2 estão internados e 6 funcionários estão positivos  de um total de 61.
 
Até agora foram registados 2.107 infetados no Algarve, mais 26 nas últimas 24 horas com 1.240 recuperados (cumulativo), o equivalente a 58,85%.
 
36 pessoas encontram-se internadas, 4 nas Unidades de Cuidados Intensivos. Há mais um óbito, referente a um homem de 50 anos, «pertencente a um lar de Portimão, cujo teste deu positivo, dando entrada no hospital no dia 13, acabando por falecer ontem», avançou Ana Cristina Guerreiro, referindo que a vítima tinha muitas comorbilidades associadas à doença. Hoje decorre «uma testagem em massa no lar» para aferir se há mais casos positivos. 
 
Já faleceram 24 pessoas por covid.19 na região. Sob vigilância ativa estão 1.322 pessoas e 124 (cumulativo) tiveram alta hospitalar.
 
Casos ativos na região 843: