Sociedade

Profissionais do CHAlgarve assinalam Dia Nacional do Doente com AVC com rastreios gratuítos

Um grupo multidisciplinar de profissionais do CHAlgarve associa-se no próximo dia 31 de Março às iniciativas desenvolvidas pela Sociedade Portuguesa de AVC para assinalar o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral.

PUB
 
Integrada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas, dietistas, técnicos de cardiopneumologia, assistentes operacionais e assistentes técnicos, esta equipa voluntária de profissionais de saúde promove um vasto programa de iniciativas gratuitas dirigidas à população, nas quais se incluem rastreios e sessões de aconselhamento e informação sobre temas relacionados com os fatores de risco e a promoção de hábitos de vida mais saudáveis.
 
Em Portimão, terá lugar, entre as 9h00 e as 15h00, uma ação de sensibilização para a adoção de hábitos de vida saudáveis e despiste de situações de risco, para todos os utentes da consulta externa. De entre as actividades a desenvolver, destacam-se a avaliação do risco cardio-vascular, a orientação nutricional e ensinos para a escolha dos alimentos, e o controlo da hipertensão arterial.
 
Em Faro, os rastreios de avaliação da tensão arterial, frequência cardíaca, índice de massa corporal, perímetro abdominal, glicémia e colesterolémia, decorrem entre as 08:00 e as 16:00 horas no Mercado Municipal de Faro. Paralelamente, no mesmo espaço e horários, os profissionais de saúde estarão disponíveis para efectuar avaliações de risco individualizadas e prestaram aconselhamento aos participantes.
 
No período da tarde, a partir das 15:00 horas, o auditório da Biblioteca Municipal de Faro acolhe uma sessão de esclarecimento aberta ao público. A sessão de abertura contará com as presenças do Presidente da ARS Algarve, João Moura Reis, e de três responsáveis do Conselho de Administração do CHAlgarve, nomeadamente o seu Presidente, Pedro Nunes, a Diretora Clínica, Gabriela Valadas e o Enfermeiro Diretor, José Vieira Santos.
 
Após a sessão de abertura, a médica neurologista e coordenadora da Unidade de AVC do CHAlgarve, Fátima Firmino, fará uma introdução à clínica e ao aconselhamento, cabendo aos médicos Ana Paula Fidalgo, Luís Malaia, à dietista Mónica Glória e ao professor Paulo Damásio (técnico de Educação Física da Câmara Municipal de Faro) uma abordadem mais direcionada sobre aspetos ligados ao AVC.
 
O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.