Sociedade

Programa “A cultura sai à rua” de Lagoa afirmou-se mesmo em tempo de pandemia

 
Em nota de imprensa, a autarquia de Lagoa faz um balanço do programa: “A cultura saí à rua” que juntou mais de mil e quinhentas pessoas nos lugares do público com cerca de três dezenas e meia de artistas, técnicos e produtores. Aconteceu entre julho e setembro 2020 em dez palcos do concelho.

Durante cerca de um mês e meio aconteceram 22 espetáculos respeitando todas as recomendações da DGS para a realização de eventos em tempo de pandemia.
 
Participaram 1.509 espetadores, que através da aquisição dos ingressos, tornaram possível a oferta de 5.268,35€ ao Centro Apoio Social de Porches, uma IPSS que assegura valências sociais de apoio à população local.
 
A autarquia sublinha que, tal como anunciado no arranque do programa especial de verão, "o total da receita obtida com a venda de bilhetes reverteu para um fundo sorteado entre todas as IPSS do concelho de Lagoa, no final do último espetáculo, a 5 de setembro".
 
Na mesma publicação, a edilidade resume que, os palcos ao ar livre, "reinventaram-se" nas várias localidades do concelho com diferentes artistas e agentes culturais com raízes nos territórios de Lagoa e na região, "que grandemente contribuíram para uma fusão integradora de estilos e linguagens artísticas, da música ao teatro e da dança à magia".
 
A valorização da cultura e dos patrimónios locais, "na sua essência e singularidade", é um dos resultados apontados deste programa de iniciativa municipal, frisou a autarquia.
 
O presidente do Município, Luís Encarnação, afirmou que «não abdicar da oferta de uma programação cultural diversificada durante este verão de 2020, diferente de todos os outros verões, foi uma aposta, claramente ganha. Saiu reforçada a marca de Lagoa como território de cultura e de patrimónios, importante para quem aqui vive e trabalha, mas também relevante para a retoma económica, bem como para o reforço de Lagoa enquanto destino turístico privilegiado».