Sociedade

Programa "Albufeira a Nadar" desenvolve competências nos mais novos em meio aquático

Foto - CM Albufeira
Foto - CM Albufeira  
Com o arranque do ano letivo, o projeto “Albufeira a Nadar”, também começa, numa iniciativa promovida pelo Município de Albufeira direcionada a todos os alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

PUB

O projeto, iniciado em 2016 pelo Futebol Clube Ferreiras, tem vindo a crescer e, este ano, com a integração dos três Agrupamentos de Escolas, permitirá aumentar significativamente o número de participantes, passando de cerca de 400 para 1200 crianças, confirma nota da autarquia. 

O programa tem como principal objetivo desenvolver competências básicas de adaptação e segurança no meio aquático, com especial atenção na prevenção do afogamento infantil. Paralelamente, promove hábitos de vida saudáveis, reforça a confiança das crianças em contexto aquático e desenvolve variadas competências psicossociais nas crianças, reforça o Município.

O projeto oferece, de forma totalmente gratuita, a oportunidade para que todos os participantes tenham acesso a oito aulas de natação em ambiente controlado e seguro.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, considera que este projeto “é de elevada importância, no âmbito de uma educação mais abrangente, mas também para dotar as crianças de capacidades em meio aquático que possam traduzir-se na sua própria segurança”.

As atividades decorrerão ao longo de todo o ano letivo de 2025/2026, nas Piscinas Municipais, sob a orientação especializada dos Técnicos da Divisão de Desporto e Juventude (DDJ).