Cultura

Programa de apoio a iniciativas culturais dinamizado pela CCDR envolveu 67 entidades da região

Foto - Depositphotos  
O programa de apoio a iniciativas culturais regionais de caráter não profissional dinamizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. através da Unidade de Cultura envolveu 67 associações culturais que promoveram 90 projetos durante o ano de 2024 em treze dos dezasseis concelhos do Algarve.

PUB

Lançado em maio de 2024, recebeu 98 candidaturas (48 na área da Criação/Produção e 50 na área da Programação/Circulação) que continham propostas no valor aproximado de 400 mil euros. Relativamente às áreas artísticas, foi evidente a prevalência de projetos multidisciplinares, seguindo-se a área da música.

Após a apreciação das candidaturas, foram aprovados 90 projetos (41 na área da Criação/Produção e 41 na área da Programação/Circulação, e oito na área de Protocolos) e atribuídos apoios no montante de 172.433 euros, traduzindo-se numa execução financeira de 98%, destaca comunicado da CCDR. 

Na área do associativismo, os dois projetos apoiados em 2024 referem-se a candidaturas submetidas ainda em dezembro de 2023, nos termos do Decreto-Lei n.º 128/2001, de 17 de abril, o qual regulamenta a Lei n.º 123/99, de 20 de Agosto, que definiu as regras através das quais o Governo apoia o associativismo cultural, as bandas de música e filarmónicas. Nesta mesma tipologia, em 2024 foram recebidas seis candidaturas de bandas filarmónicas, tunas e escolas de música do Algarve, cujos apoios serão disponibilizados em 2025.

Na área dos protocolos, foram celebrados acordos com oito entidades que apoiaram a execução das iniciativas “Um dia na Pré-História – Monumentos Megalíticos de Alcalar”, a 13.ª edição do Algarve Design Meeting, a “Rota dos Poços”, a 6.ª edição dos “Bons Filmes de Sempre”, o “Open Studios Faro 2024”, o XVII Festival Internacional de Órgão do Algarve, o Teatro de VizinhEs e a programação de divulgação cultural da RUA FM, a rádio universitária do Algarve.

Na sua globalidade, os projetos apoiados que previam apresentações públicas traduziram-se na realização de 239 sessões (177 dirigidas ao público geral e 62 para público escolar) e alcançaram mais de 60 mil espetadores (cerca de dez por cento em nove projetos desenvolvidos em museus e núcleos museológicos). Os 29 projetos destinados ao público infantojuvenil abrangeram 52 estabelecimentos escolares e 4.792 espetadores.

O projeto de aviso do programa de apoio a iniciativas culturais relativo a 2025 encontra-se em consulta pública até ao dia 3 de abril (quinta-feira) e os interessados podem proceder ao envio de contributos através do endereço de correio eletrónico: [email protected].