Ambiente

Programa de Educação e Proteção Ambiental da EMARP alargado ao ensino secundário e profissional

Programa de Educação e Proteção Ambiental da EMARP alargado ao ensino secundário e profissional
Programa de Educação e Proteção Ambiental da EMARP alargado ao ensino secundário e profissional  
Foto Freepik
O Programa de Educação e Proteção Ambiental da EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão vai arranca no novo ano letivo e apresenta várias novidades, anunciou a empresa.

PUB

Segundo nota da EMARP, o programa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os princípios da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, disponibiliza aos docentes um conjunto de 23 ações educativas que visam apoiar a aprendizagem para a sustentabilidade ambiental, com foco nas principais áreas de atuação da EMARP – água e saneamento, resíduos e economia circular. 

Entre as novas dinâmicas a EMARP, destaca a leitura do livro infantil “A Incrível Batalha: Marafada vs. Aterropólix”, sobre os resíduos orgânicos, a atividade de role play “Fazer lixo passou a ser crime. E agora?” e o peddy paper “Portimão Valoriza”. Este ano, o programa foi alargado ao ensino secundário e profissional, "com o objetivo de aprofundar o conhecimento e estimular a reflexão crítica dos jovens, preparando-os para escolhas mais conscientes e responsáveis no presente e no futuro", destaca a empresa.

O desafio escolar “Geração Sustentável” está de regresso com novos concursos que visam premiar a criatividade e a participação dos alunos, que são desafiados a apresentar trabalhos, em diferentes formatos artísticos (desenho, música, vídeo), com soluções práticas que promovam o cuidado com o ambiente. “Se o esgoto falasse diria: - Chega de toalhitas!” e “CircuLar – Zero Desperdício em casa” são dois títulos que compõem a edição deste ano. 

No período letivo 2024/2025, a EMARP indica que o projeto realizou 237 ações nas escolas, envolvendo 10.216 alunos, entre os 3 e os 15 anos. O programa completo, já disponível para inscrição, pode ser consultado em emarp.pt.