Conforme avança nota do Município, o projeto dirige-se a pessoas com doenças respiratórias crónicas, com o objetivo de "melhorar a sua condição clínica, funcional e psicossocial, através de uma abordagem multidisciplinar, integra fisioterapia respiratória, exercício físico supervisionado, educação terapêutica e apoio psicossocial".
As sessões realizam-se às segundas, quartas e sextas-feiras, pelas 9h00, no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de VRSA. Entre os principais benefícios contam-se o alívio de sintomas como a falta de ar e a fadiga, o reforço da autonomia funcional, a redução do impacto psicológico da doença e a promoção da autogestão da condição crónica, contribuindo também para evitar internamentos hospitalares, sublinha a autarquia.
Em Vila Real de Santo António, o Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade é implementado em parceria com a Câmara Municipal, através do Gabinete Municipal de Saúde, que assegura a disponibilização local do serviço e reforça a aposta em cuidados de proximidade.
Reconhecido a nível nacional como boa prática em 2018, o programa foi também distinguido em 2019 com o Prémio Luísa Soares Branco, atribuído pela Associação Respira em parceria com a Linde Saúde, pelo seu impacto positivo na comunidade.
A equipa técnica é composta por médicas de Pneumologia e de Medicina Geral e Familiar, bem como por uma fisioterapeuta especializada, garantindo "um acompanhamento contínuo e personalizado a cada utente", regista ainda o documento.
Para mais informações ou inscrições, os interessados devem contactar o Gabinete Municipal de Saúde, através do telefone 910 890 114.