Sociedade

Programa “A Escola e os Riscos…Preparar para Proteger” já abrangeu mais de 20 mil pessoas em Portimão

Encerrou no passado dia 19 de abril a terceira edição do Programa Municipal de Sensibilização “A Escola e os Riscos…Preparar para Proteger” com uma exposição de meios e recursos dos Agentes de Proteção Civil na Escola Júdice Fialho.

PUB
 
Iniciada em 2014, esta iniciativa já abrangeu até à data mais de 20.000 alunos, docentes e colaboradores de todos os estabelecimentos de ensino público e privado do concelho de Portimão.
 
Segundo adianta a autarquia, o programa está inserido na estratégia de educação para o risco, no âmbito do Plano de Atividades da Proteção Civil Municipal, e tem sido aprovado anualmente pela Comissão Municipal de Proteção Civil, a qual é presidida pela Presidente da Câmara Municipal.
 
Alguns dos objetivos desta iniciativa passam por construir uma comunidade mais resiliente, sensibilizando a comunidade escolar para uma cultura consciente de segurança, que contribua para uma melhoria progressiva e continuada das condições de segurança das Escolas do Município, quer nas próprias instalações, quer nos aspetos comportamentais da sua população. 
 
Neste ano foram levadas a cabo 176 ações.
 
Estes eventos promovidos pela Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil abrangeram, este ano letivo, mais de 5.000 pessoas da comunidade escolar e contaram com a colaboração da Autoridade Marítima/Policia Marítima e Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros de Portimão, Cruz Vermelha Portuguesa, Guarda Nacional Republicana, Infraestruturas de Portugal, Instituto Nacional de Emergência Médica, Policia de Segurança Pública, Sapadores Florestais e naturalmente as direções dos cinco agrupamentos de escolas do concelho. 
 
Entretanto, decorre o concurso lançado no passado dia 1 de março a todos os Agrupamentos de Escolas para conceber a mascote da Proteção Civil de Portimão que vai ilustrar no próximo ano todos os produtos informativos e atividades associadas a este programa, sendo a turma vencedora agraciada de forma especial no próximo dia 1 de junho, por ocasião do Dia Mundial da Criança.
 
Algarve Primeiro