Sociedade

Programa "Mão Amiga" do Município de São Brás de Alportel distinguido com Bandeira de Mérito Social

CM São Brás de Alportel
CM São Brás de Alportel  
O Município de São Brás de Alportel recebeu, no passado dia 25 de março, a Bandeira de Mérito Social, uma distinção da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), no âmbito de uma iniciativa de reconhecimento a nível nacional.

PUB

A distinção foi concedida ao programa de cariz social inovador "Mão Amiga", criado pela Câmara Municipal em 2009, com o objetivo de melhorar as condições de habitabilidade de agregados familiares em situação de vulnerabilidade, assegurando-lhes dignidade, segurança e bem-estar através de intervenções habitacionais que permitam reabilitar e adaptar as suas casas.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal, com responsabilidade na área social, Marlene Guerreiro, partilhou o prémio com a equipa dos serviços municipais que integram o projeto. 

Na ocasião, destacou: "Este é um momento muito especial. O Programa 'Mão Amiga', foi criado por nós em 2009, com o objetivo de resolver situações concretas que permitissem proporcionar condições essenciais às famílias que, apesar de terem habitações próprias, não dispunham de rendimentos para realizar as obras necessárias que lhes garantissem condições adequadas. Este reconhecimento nacional é o reflexo de que a ousadia vale a pena. 

Muitas obras já foram realizadas, são cerca de 300.000 euros — que fazem a diferença na vida de muitos. Mas nada disto seria possível sem o apoio incondicional de anjos reais que, de forma anónima, contribuem financeiramente para este projeto, pois existem apoios de beneméritos que mais recentemente somam recursos a este investimento, assim como sem o empenho e dedicação da nossa equipa, que torna tudo isso realidade. Dedico este prémio a todos os que ajudámos até agora e a todos os que ainda gostaríamos de ajudar.

Este prémio é motivo de grande orgulho para todos nós, pois esta distinção é um reflexo do trabalho contínuo e da dedicação que a nossa comunidade tem colocado em cada uma das ações do Programa 'Mão Amiga'. Este reconhecimento vem reforçar o nosso compromisso em garantir que cada cidadão tenha uma habitação digna, segura e adaptada às suas necessidades."

Segundo reforça nota do Município, as intervenções priorizam situações de insalubridade, risco ou vulnerabilidade agravada, como a presença de menores, idosos ou pessoas com deficiência, bem como respostas a ocorrências como calamidades ou intempéries. Ao mesmo tempo, o programa contribui para aliviar a procura por habitação municipal, promovendo soluções sustentáveis e duradouras.