Implementado pelo Município de Castro Marim em 2016, o 1º Programa Municipal de Combate à Obesidade tem-se vindo a consolidar e esta sexta-feira, que se celebrou o Dia Mundial da Obesidade, a autarquia sublinhou que a iniciativa já fez a diferença na vida de cerca de 180 aderentes.
“Quase 30% dos portugueses são obesos e a resposta dos serviços do Estado é lenta e acaba por não coincidir com aquele momento chave em que as pessoas sentiram a motivação para mudar. Temos que perceber que a obesidade é uma das grandes causas de morte em Portugal, AVC’s, infartos e cancro”, declarou o médico e autarca de Castro Marim, Francisco Amaral.
O Programa Municipal de Combate à Obesidade, desenvolvido em articulação com o Centro de Saúde local, reúne diferentes abordagens técnicas, que passam pela consulta médica, nutrição, psicologia e desporto.
No âmbito da preservação da saúde dos municípes, a autarquia revela em nota de imprensa que pôs este ano em prática uma reeducação alimentar nas escolas do município, procurando que as crianças adotem uma alimentação mais saudável e sustentável e possam, elas mesmas, levar essa mensagem às suas famílias. É agora realizado um mais criterioso processo da seleção dos alimentos, privilegiando a origem de produção nacional e regional e alimentos menos processados e aditivados. Paralelamente foi dada formação profissional a todos os operacionais dos refeitórios do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, permitindo a sensibilização e a aquisição de novos conhecimentos e práticas, que possam facilitar as suas tarefas diárias e contribuir para este conceito de cozinha natural.
Para mais informações deverá contactar o Programa Municipal de Combate à Obesidade através do Gabinete de Apoio ao Munícipe do Município ou utilizar os contactos: 281 510 778 |
[email protected].