O Programa Pegada Cultural – Artes e Educação vai apoiar 16 projetos das áreas do teatro, dança, música e cruzamentos disciplinares, três deles algarvios, na sequência de um concurso cujos resultados provisórios foram ontem publicados.
Os projetos apresentados pela Academia de Música de Lagos, pela Sonar – Associação Cultural (Silves) e pela Associação Musical do Algarve (Faro) foram três dos selecionados.
De acordo com a Direção-Geral das Artes (DGArtes), que está a levar a efeito o programa em cooperação com o Conselho das Artes de Noruega, o concurso recebeu um total de 39 candidaturas de todo o país, 29 foram admitidas, e selecionadas 16.
O programa tem o financiamento do Fundo para Cooperação Bilateral/The European Economic Area (EEA) Grants, cujo orçamento para as visitas preparatórias é de 45.000 euros.
Nas candidaturas selecionadas, três desenvolvem atividade na região norte, quatro na região centro, quatro na região de Lisboa e Vale do Tejo, duas na região do Alentejo e três na região do Algarve.
Por áreas artísticas, as entidades selecionadas são quatro da área da música, cinco da área do teatro, seis da área artística dos cruzamentos disciplinares e uma da área da dança.
Entre as entidades selecionadas estão o Teatro do Frio - Pesquisa Teatral do Norte, no Porto, a Sociedade Artística Musical dos Pousos, em Leiria, a Coletividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina, em Lisboa, a Zorra Produções Artísticas - Cooperativa Cultural, em Évora, e João Garcia Miguel, em Torres Vedras.
No universo de selecionados, estão também vários estabelecimentos de ensino, como a Academia de Música de Lagos.
Entre os admitidos mas não selecionados, estão a Fundação de Serralves, no Porto, o Teatro da Garagem, em Lisboa, Sonar - Associação Cultural, em Silves, a Associação Musical do Algarve, em Faro, a Fundação Arpad Szénes - Vieira da Silva, em Lisboa, e a Associação Cultural ESTE - Estação Teatral da Beira Interior, no Fundão.
Todas as entidades têm, desde ontem, data da publicação, dez dias úteis para contestar a decisão do júri em sede de audiência de interessados, na DGArtes.
Estão envolvidas no programa, como parceiras, 23 entidades provenientes de 16 cidades dos Estados doadores, designadamente, 17 da Noruega e seis da Islândia.
Este fundo, segundo a DGArtes, "constitui um mecanismo que visa facilitar o estabelecimento de parcerias e a delineação de projetos a submeter ao programa, através da realização de visitas preparatórias e intercâmbio entre entidades artísticas portuguesas e potenciais parceiros dos três Estados doadores", que são a Noruega, Islândia e o Liechtenstein.