Sociedade

Programa Residência Segura no concelho de Loulé assinalou 5 anos

A Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Loulé celebrou o 5.º aniversário da implementação do Programa Residência Segura naquele concelho, efetuando uma apresentação dos resultados do referido programa, nomeadamente no que se refere à evolução da criminalidade nas áreas abrangidas bem como de forma mais alargada em todo o concelho.

PUB
 
Durante a ação, que decorreu na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, o Comandante do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Loulé, Major Paulo Santos, efetuou ainda uma breve retrospetiva relativamente à evolução do programa ao longo dos seus cinco anos de existência, salientando-se que assistiram à apresentação mais de duas dezenas de residentes, os quais representam 15 das áreas abrangidas pelo Programa Residência Segura no concelho de Loulé.
 
Durante a ação, os residentes, maioritariamente estrangeiros, interagiram e confraternizaram com os militares, tendo a reunião decorrido num ambiente de troca de ideias e experiências.
 
O Programa Residência Segura teve o seu início no ano de 2010 na região de Sobradinho da Alfeição, em Loulé, na sequência de uma vaga de roubos violentos no interior de residências de cidadãos estrangeiros.
 
Para fazer face à situação, a Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Loulé implementou o referido programa, que no concelho de Loulé se estendeu a um total atual de 2741 residências, destacando-se que no último ano conta com 450 novos aderentes.
 
O Programa Residência Segura, apesar de ter tido origem no concelho de Loulé, encontra-se neste momento implementado em todo o País, tendo como desígnio garantir a segurança de residências situadas em locais isolados, através de um policiamento dinâmico que para além de intensificar o patrulhamento de proximidade, com visitas constantes aos locais.
 
O Comando Territorial de Faro, tem neste momento mais de 5000 residências registadas no Programa Residência Segura, em todo o distrito de Faro, permitindo com o auxílio de aparelhos GPS uma localização das residências que solicitam apoio de forma mais célere e eficaz.
 
Os proprietários de residências isoladas localizadas na área de jurisdição do Comando Territorial de Faro e que pretendam aderir ao Programa Residência Segura, deverão para tal deslocar-se ao Posto da GNR da sua área de residência, onde poderão obter mais informações e esclarecimentos sobre o programa.