As atividades dos três programas diferenciam-se por abranger pessoas com diferentes necessidades, desde os munícipes maiores de 55 anos, aos que foram diagnosticados com diabetes, cancro da mama ou colorretal, explica a autarquia de Portimão em comunicado.
Direcionado para grupos da população com necessidades específicas, cada um destes programas propõe diferentes atividades, mantendo sempre a aposta no incentivo à prática de desporto.
Com o objetivo de fomentar a prática da atividade física regular, o projeto “Exercício e Saúde” dirige-se à população residente com mais de 55 anos e é promovido pelo Município em colaboração com algumas instituições do concelho.
As atividades têm lugar no Pavilhão Desportivo da Boavista e no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, convidando à prática de ginástica, exercício de condição física adaptada, marcha e corrida. Fazem ainda parte da programação as tradicionais “Olimpíadas Sénior” e momentos de convívio, mas também ações de sensibilização relacionadas com temas que normalmente afetam os participantes desta faixa etária.
Neste contexto, as sessões contemplam vários horários para as diferentes classes disponíveis. As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas na secretaria do Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão ou do Pavilhão Desportivo da Boavista.
Por sua vez, no âmbito da prática desportiva adaptada, surge o programa comunitário “Diabetes em Movimento Portimão”, que retoma as atividades no mês de outubro. A autarquia refere-se a um projeto que se dirige a pessoas com diabetes tipo 2, sendo implementado no concelho a partir de uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve.
Com início no dia 1 de outubro, as atividades decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, no Pavilhão Desportivo da Boavista e no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão até junho de 2026 e são dinamizadas por profissionais de exercício físico e por enfermeiros.
Neste programa de participação gratuita, só é possível frequentar as sessões mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Portimão e da unidade hospitalar local, ambos sob a tutela da ULS do Algarve.
O “Diabetes em Movimento” é uma das ações integradas no Plano Nacional de Saúde 2030 e é coordenado pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.
Após o sucesso da primeira edição do “Portimão Rosa” na época passada, com as vagas a esgotarem rapidamente, o Município volta a dinamizar a partir de outubro este projeto, que diz ter-se revelado "muito importante" para o bem-estar de doentes oncológicos.
Nesta segunda edição, o programa regressa nos mesmos moldes, com a prática de exercício físico supervisionado e direcionado para pessoas com diagnóstico de cancro da mama ou colorretal, em fase de tratamento ou pós-tratamento.
O objetivo do “Portimão Rosa” é melhorar a aptidão física e funcional, frequentemente afetada pelos tratamentos associados ao cancro da mama, através de um programa de exercícios específicos e supervisionados.
Neste âmbito, o programa apresenta como mais valia a individualização do plano de exercícios, criado após uma avaliação prévia de cada potencial participante, onde são analisadas capacidades como a aptidão cardiorrespiratória ou a força muscular, tendo em conta a tipologia de doença.
Nesta época desportiva de 2025/2026, o programa terá sessões no Pavilhão Desportivo da Boavista e no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão que se vão iniciar após a fase de inscrições e da avaliação inicial, com vista à adaptação personalizada dos exercícios, etapas que já se encontram a decorrer.
Os interessados podem solicitar mais informações através do técnico responsável, o professor Pedro Ramos, pelo telefone 928 159 936 ou do e-mail: [email protected]
Para além destes três programas, a autarquia dinamiza ainda um conjunto de propostas desportivas nos equipamentos e infraestruturas do concelho para a época 2025/2026, cuja programação está disponível para consulta aqui.