Comportamentos
Programe o seu cérebro para emagrecer com sucesso
São cada vez mais os estudos que mostram que, perder peso e mudar o estilo de vida não é uma tarefa assim tão complicada, simplesmente é necessário mudar a forma de pensar para que se conquistem resultados consistentes e duradouros.

 
Na opinião de muitos psicólogos, o segredo é mudar a forma como pensamos acerca de nós mesmos, já que, a baixa autoestima conduz ao fracasso e, à ideia de que não se é capaz e que nem vale a pena tentar porque não se vai conseguir resistir “às tentações” ao nosso dispor.
 
Naturalmente que a ajuda é preciosa para iniciar algo novo, por isso, num primeiro ponto, procure o aconselhamento de um nutricionista que o irá encaminhar e ajudar a selecionar os alimentos certos para perder peso.
 
Numa segunda etapa, escreva os seus objetivos.
 
Anote o seu desejo de emagrecer e defina um prazo realista para o conseguir. Escreva as motivações que o levam a querer perder peso, o que terá de fazer para ter sucesso no processo e como se vai ver ao espelho depois de mais uma etapa superada. Desta forma, estará a incidir o seu foco num objetivo concreto que o vai ajudar a cumprir as orientações do nutricionista. Ao mesmo tempo, vai ajudá-lo a pensar nas razões pelas quais está a cortar calorias, a fazer exercício físico e a encontrar um novo equilíbrio para o seu corpo e para a sua mente.
 
Na sequência do ponto anterior, é fundamental praticar o auto-conhecimento. É fundamental que diga a si mesmo a razão pela qual está a perder peso e a passar por um processo de reeducação alimentar.
 
Compreender claramente o que o levava a comer doces, ajuda a controlar esse impulso. O mesmo se passa com a luta contra a preguiça no que se refere ao exercício físico. Se tiver consciência de que vai cumprir os seus objetivos passando por esse processo, terá uma motivação acrescida para o fazer diariamente. É essencial confiar em si mesmo e nas técnicas que está a utilizar na prática. Saiba construir o percurso e ir acompanhando os progressos até chegar ao resultado final.
 
Cultive e aumente a sua autoestima. 
 
Cuidar-se com carinho e perceber que, a pessoa mais importante para si é você mesmo é a chave. Não está a perder peso para agradar aos outros que, muitas vezes nem reparam nisso, está a passar por um processo pessoal em que se irá agradar a si mesmo. É você que vai beneficiar da sua nova imagem, do seu bem-estar e de gostar de se ver com novas roupas e apreciar a sua imagem no espelho. É crucial alimentar diariamente este pensamento para renovar as suas forças e banalizar os hábitos anteriores. Ao sentir-se bem vai esquecer-se dos excessos que cometia e concentrar-se nos benefícios que está a sentir.
 
Fátima Fernandes