Sociedade

Projeto 100% Local da In Loco em São Brás de Alportel

A Associação In Loco e o Município de São Brás de Alportel reservaram o mês de janeiro para o desenvolvimento das ações que distinguem produtos e produtores locais, no âmbito da campanha para a “Produção e consumo local”.

PUB
 
A iniciativa “100% Local”, ao abrigo da campanha lançada em 2019, percorreu já cinco dos sete concelhos parceiros, chegando a São Brás de Alportel neste mês de janeiro onde, no dia 25, a partir das 9 horas, o Mercado Municipal terá uma mostra de produtores do concelho e da região. O mesmo contará ainda com a dinamização de uma demonstração gastronómica, tendo por base produtos locais e com apresentação do espetáculo de rua “A Corda!”, produzido pelo Coletivo JAT – Janela Aberta Teatro. O espetáculo foi adaptado para se integrar nas ações de sensibilização do projeto, abordando temáticas que incentivam ao consumo local, explica nota da In Loco.  
 
Além do mercado de produtores, identificados com o Cartão de Produtor 100% Local, está em exibição, ao longo do mês, junto ao Mercado Municipal, “A Balança”, uma instalação artística que pretende ilustrar os desequilíbrios provocados pelas opções de consumo e os seus impactos. 
 
A peça é inspirada nas antigas balanças de mercado e exibe mensagens de educação alimentar, em especial para os hábitos de consumo, que focam algumas problemáticas como a importação de produtos exóticos e fora de época, que produzem uma maior pegada ambiental, reduzem a qualidade e frescura dos alimentos e transformam as paisagens. 
 
A Balança inspira ao consumo responsável e informado, valorizando produtos originários de circuitos de proximidade.
 
O mote “A defesa do planeta começa no seu prato: coma local, coma sazonal”, remete o consumidor para a importância de repensar os estilos de vida atuais, tendo em conta a origem dos alimentos e encarando o consumo responsável como uma forma de promoção da sustentabilidade do planeta, de preservação do meio ambiente e de incentivo à economia circular.
 
O 100% Local conta com o apoio dos municípios de Albufeira, Faro, Tavira, Olhão, Silves, Loulé e São Brás de Alportel, sendo cofinanciado pelo NOPLANETB-AMI, pelo Instituto Camões e pela União Europeia. Tem ainda uma taxa de comparticipação de 10%, faltando angariar esse valor que permitirá assegurar na íntegra a sua execução, fator que motivou o lançamento de uma campanha de financiamento colaborativo pela Associação In Loco (saiba mais em https://www.gofundme.com/f/100-local). 
 
A In Loco reforça ainda que todos os apoios são bem-vindos e ajudarão a executar as ações do projeto, entre elas a produção de uma aplicação tecnológica (casefazem.pt) onde estarão georeferenciados os pontos de produção e de comercialização de alimentos originários da região, para acessibilizar a produção local.