Sociedade

«Projeto Camaleão» inicia trabalhos no Algarve envolvendo a sociedade na sua preservação e estudo

Foto|D.R (Associação Vita Nativa)
Foto|D.R (Associação Vita Nativa)  
O «Projeto Camaleão» é a concretização de uma ideia vencedora da edição de 2019 do Orçamento Participativo Jovem Portugal com o objetivo de promover a conservação desta espécie emblemática.

Para a concretização do projeto, a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude, promoveu uma parceria envolvendo os Municípios de Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António, a Universidade do Algarve e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A execução técnica do mesmo, que decorrerá em todo o sotavento algarvio ao longo de um ano, terá um orçamento de 60 mil euros, atribuído à Associação Vita Nativa.
 
Através da sensibilização da comunidade para a importância do camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon), um dos objetivos passa por contribuir para a sua conservação a longo prazo, assim como melhorar o conhecimento sobre a distribuição geográfica e biologia desta espécie icónica do Algarve, seja contando com a colaboração da população seja promovendo a realização de trabalhos científicos, segundo explica a associação em comunicado.
 
Ao longo de um ano será dinamizada uma campanha de sensibilização ambiental abrangente, direcionada não só à comunidade algarvia, mas também aos visitantes da região. Será ainda criado o «Centro de Interpretação do Camaleão», em Olhão, que pretende dar a conhecer a espécie e promover o conhecimento científico sobre a sua ecologia. O projeto terá também como meta, envolver a sociedade numa campanha de ciência-cidadã onde será possível registar as observações de camaleão. De forma a ser possível melhorar a recuperação de camaleões encontrados feridos ou debilitados, será capacitado o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS), através da melhoria de infraestruturas adequadas à espécie.
 
Caso aviste um camaleão, pode fazer o registo da sua observação diretamente na página do projeto (www.vitanativa.org/camaleao), enviar a informação para camaleão@vitanativa.org ou ainda através das redes sociais da Associação Vita Nativa.