O Município de Castro Marim promoveu na passada terça-feira, no âmbito do Dia Mundial da Árvore, uma atividade de sensibilização e educação ambiental dinamizada pela Associação Vita Nativa, para o 3º ciclo da Escola de Castro Marim.
Tratou-se de uma ação, no âmbito do projeto de “Alojamento Local para Aves”, desenvolvido desde 2020, que teve a particularidade de envolver os alunos na construção e instalação das caixas-ninho para espécies de aves da região, como o chapim, proporcionando-lhes uma ligação maior a este projeto.
As caixas-ninho foram instaladas na sede do Agrupamento de Escolas de Castro Marim e cabe agora aos estudantes a monotorização dos futuros ninhos.
Segundo lembra o Município, o projeto tem como objetivo promover a diversidade de avifauna em toda a região do Algarve. "Constitui um contributo muito importante no controle biológico de espécies suscetíveis de constituir pragas urbanas, como é o exemplo da lagarta-do-pinheiro e de espécies de roedores, desempenhando também esta iniciativa um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas", sublinha ainda em nota enviada.