A associação multissetorial ACRAL em colaboração com a Câmara Municipal de Faro deu início à colocação das telas de sombreamento que irão cobrir onze ruas pedonais do centro da cidade.
A primeira fase está já em andamento e segundo Victor Guerreiro, Presidente da ACRAL “O feedback tem sido bastante positivo. A colocação das telas tem sido largamente elogiada por empresários, consumidores e turistas que visitam este espaço. A ACRAL congratula-se que após vários anos de intenções se tenha finalmente posto em prática um projeto que entendemos vital para a Baixa de Faro. Com esta colocação a Baixa de Faro passará a ser um espaço mais agradável e apetecível para residentes e turistas.”
Este projeto é financiado através do PO Algarve 21 e deverá estar concluído em Abril de 2016 mas espera-se que a grande maioria das telas estejam colocadas até ao final do Verão.
Victor Guerreiro afirmou ainda que “A ACRAL irá continuar a defender os interesses dos empresários da região contra todas as ameaças emergentes” e apelou ainda para que as autarquias estejam mais atentas ao comércio local “O papel das autarquias é fundamental na revitalização do comércio local e ações como esta são fundamentais para a sobrevivência deste importante setor da economia regional”.
Para o Presidente da ACRAL o caso do projeto IKEA é um exemplo do que não deve ser feito “É nosso entendimento que a dimensão deste projeto, cerca de 40 hectares, irá criar uma nova centralidade na região afetando de forma transversal toda a economia regional. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto o futuro da nossa região é posto em causa de forma tão negligente pelos órgãos decisores. Preocupa-nos o futuro do comércio local mas preocupa-nos acima de tudo o futuro da economia regional no seu todo”.