Sociedade

Projeto de turismo cultural junta Algarve, Alentejo e Andaluzia com recurso ao digital

Foi assinado ontem, pela Direção Regional de Cultura do Algarve e a pela Consejeria de Cultura da Junta da Andaluzia, o acordo de financiamento do projeto "Os Castelos de Fronteira: Desenvolvimento do Turismo Cultural Transfronteiriço", a incrementar no âmbito do Programa de Cooperação Interreg V A Espanha – Portugal (poctep 2014-2020).

PUB
 
Alexandra Gonçalves, Diretora Regional da Cultura, salienta que “O acordo tem por base implementar um itinerário transfronteiriço que integra as fortificações baixo e tardomedievais do Sudoeste Peninsular”.
 
Os parceiros apostam no investimento das novas tecnologias e esperam poder atingir o tecido empresarial transfronteiriço, para o desenvolvimento de aplicações que permitam a geo-localização deste património em paralelo com a criação de um Portal WEB para difusão do itinerário.
 
Em ambos os lados da fronteira, em Portugal e na Andaluzia, irá proceder-se à implementação de aplicativos interativos comuns, para usufruto nos monumentos, nas paisagens e nos lugares históricos associados ao itinerário, revelou hoje a Direção Regional de Cultura do Algarve. Alexandra Gonçalves referiu ainda que “Vamos concentrar a nossa atenção e acção em novos formatos da mediação da atividade turística que correspondem à criação dum universo sensorial e narrativo ou seja ao universo digital das aplicações, dos jogos e/ou reconstituições interativos”.
 
A implementação de soluções TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) tem como finalidade oferecer modelos de experiência alternativos, baseados no consumo de novos conteúdos digitais, em continua interação, gerando a possibilidade de experiências tanto durante o percurso do itinerário como antes e depois da visita.
 
Algarve Primeiro