Cultura

Projeto dos Banhos Islâmicos de Loulé recebe prémio nacional na área da reabilitação urbana

 
A musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé recebeu esta terça-feira o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de “Melhor Intervenção Inferior a 1.000 M2”.

Criado pela Vida Imobiliária e com organização da Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa que tem o alto patrocínio do Presidente da República e que visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade.
 
Da autoria do arquiteto Vítor Mestre, especialista em reabilitação do património arquitetónico, a intervenção levada a cabo nos Banhos Islâmicos de Loulé incidiu na valorização patrimonial e turístico em pleno Centro Histórico da cidade, no Largo D. Pedro I. Trata-se de um complexo público de banhos do final do período da ocupação islâmica do Algarve (terão funcionado entre os séculos XII e XIII), tendo sido ocupados no século XV como habitação. A intervenção pretendeu igualmente valorizar os vestígios arqueológicos da casa nobre do final do século XV e da muralha medieval e moderna, explica o Município de Loulé em comunicado. 
 
Refira-se que esta é mais distinção para os Banhos Islâmicos que, na passada semana, receberam prémio de “Projeto de Museografia” e o Prémio de “Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural”, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.
 
A mesma autarquia sublinha que os Banhos Islâmicos constituem o primeiro passo para a concretização de um dos principais projetos que pretende desenvolver, com o futuro Quarteirão Cultural, na Zona Histórica de Loulé.