Entre as principais novidades, a empresa destaca um concurso de fotografia, desafiando os jovens a captarem imagens que representem a importância da água; o novo desafio de jornalismo escolar – AQUA Jornalismo, que incentiva a produção de artigos sobre temáticas como a escassez, poluição e alterações climáticas; a criação do formato digital "Save Water With Me", inspirado nas tendências das redes sociais, onde os alunos partilham vídeos com dicas práticas de poupança e reutilização da água; desenvolvimento de livros informativos para as escolas e alunos e aposta numa comunicação regular e continua nas redes sociais.
Complementarmente, a empresa adianta que o projeto mantém os seus elementos mais icónicos, como a série animada protagonizada pela Clarinha, o Salpico e os seus amigos, que regressam com novos episódios educativos e momentos de humor para o público infantojuvenil. As escolas podem ainda participar em semanas temáticas, concertos pedagógicos e atividades lúdicas.
"O Desafio da Água é mais do que um projeto educativo — é uma semente de mudança que lançamos nas escolas, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis", afirma Teresa Fernandes, coordenadora do projeto educativo da Águas do Algarve.
"Este projeto reflete o compromisso contínuo da Águas do Algarve com a educação, a sustentabilidade e o futuro da região. Acreditamos que investir na literacia ambiental dos mais jovens é investir num Algarve mais resiliente, consciente e preparado para os desafios climáticos que enfrentamos.", diz Isabel Soares, presidente do conselho de administração da Águas do Algarve
As inscrições para os desafios e atividades são abertas de forma faseada, ao longo do ano letivo. Toda a informação pode ser consultada em: www.desafiodaagua.pt
As escolas interessadas em participar podem inscrever-se diretamente no site.