O Projeto EuroGuadiana 2020, será apresentado amanhã às 10 da manhã na Casa do Sal de Castro Marim.
Com o EuroGuadiana 2020, os municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Sto. Antonio lançam o primeiro laboratório permanente de governança transfronteiriça na Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.
Através desta estrutura, pretende-se enfrentar novos desafios territoriais, explorar metodologias comuns de trabalho e elaborar estratégias de acordo com as novas diretrizes europeias.
«Mantendo o respeito à identidade e às competências de cada município, nesta nova etapa, as três administrações se reunirão, coordenarão e trabalharão juntas para nos posicionarmos como o ponto de conexão natural e estratégica entre a Andaluzia e o Algarve», acrescenta Natalia Santos, Presidente da Eurocidade do Guadiana.
De acordo com a mesma responsável «na prática, isso resultará em muitas horas de trabalho e discussão entre os técnicos das três administrações para conhecer e entender melhor como funciona em cada país e município, aprender uns com os outros e encontrar soluções práticas e criativas para problemas comuns. Queremos uma Eurocidade mais inclusiva e acessível, amiga da mobilidade e dos transportes públicos, unindo forças em áreas como cultura, desporto ou educação. A cooperação entre cidades transfronteiriças que possuem território contíguo e elementos comuns como o rio Guadiana é um desafio interessante e uma excelente oportunidade para o desenvolvimento económico, urbano e social».
O projeto EuroGuadiana 2020 é co-financiado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP).