A Câmara Municipal de Portimão confirmou que irá dar continuidade à oferta de atividades de ocupação de tempos livres para crianças do concelho durante as férias de Verão.
O projeto “Férias de Verão Portimão 2020” decorre semanalmente, entre 29 de junho e 14 de agosto, das 8h30 às 13h30, e propõe diversas atividades de ocupação de tempos livres, destinadas a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.
Conforme esclarece nota do Município, as atividades desenvolvem-se no Museu de Portimão, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, na Quinta Pedagógica, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, na Área Desportiva da Praia da Rocha, no Clube Naval de Portimão, no Complexo Municipal de Ténis e em escolas do município, nomeadamente as EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco (Portimão), D. João II (Alvor) e José Sobral (Mexilhoeira Grande).
Com base nas medidas de saúde pública relacionadas com o estado de pandemia por Covid–19, o mesma nota adianta que "este ano as inscrições nas Férias de Verão serão limitadas a cem participantes por semana, divididos por dez núcleos". As inscrições estarão abertas a partir de 22 de junho e deverão ser feitas exclusivamente on-line no site do Município de Portimão, em www.cm-portimao.pt.
No momento da inscrição, que tem um custo semanal de 15 euros, apenas será possível selecionar uma semana por cada criança. No entanto, se houver a intenção de a inscrever para outra semana, poderá ser efetuada nova inscrição, ficando em lista de espera por não ter prioridade em relação aos participantes que ainda não frequentaram as atividades, indica a mesma fonte.
Todas as atividades incluídas irão cumprir as diretivas da Direção-Geral da Saúde.
No Museu de Portimão, a Oficina Educativa propõe aos participantes a exploração e pesquisa sobre figuras locais que se distinguiram em diversas áreas, sob a temática “À descoberta das figuras históricas portimonenses”.
Já na Quinta Pedagógica, o programa oferece um atrativo conjunto de iniciativas que privilegiará ateliês temáticos e atividades no meio da natureza, sempre em contacto com os animais daquele espaço rural em plena cidade, onde também vai ser possível praticar diversos ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental.
No TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, as atividades vão focar-se no tema “Expressão dramática na educação da criança” e pretendem proporcionar às crianças a oportunidade de contactarem a arte dramática, através de fórmulas divertidas e criativas, aproveitando as faculdades naturais de cada um.
Por sua vez, a Biblioteca Manuel Teixeira Gomes propõe sete histórias, uma por semana, a partir das quais se desenvolvem diferentes oficinas/atividades de leitura, teatro, dança, pintura, marionetas, reciclagem, moldagem, dobragem e jogos, entre outras propostas.
Colaboram neste projeto municipal a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, o Clube de Ténis Portimão e Rocha, o Clube Naval de Portimão, o Portimão Surf Clube e o TIPO – Teatro Infantil de Portimão, sendo parceiros os Agrupamentos de Escolas da Bemposta e Poeta António Aleixo.