O projeto “A Banda Vai à Escola” nasceu em 2009, por iniciativa do Professor Albano Neto, Maestro da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, integrada na Associação Cultura e Recreativa Escola de Música Sambrasense, com a colaboração do Agrupamento de Escolas de São Brás que abriu as portas da Escola Poeta Bernardo de Passos a esta oportunidade de levar a banda ao conhecimento dos jovens alunos.
Conforme explica nota de imprensa do Município, de forma gratuita e voluntária, o professor ensinou durante algumas horas por semana vários jovens alunos são-brasenses. Desde então, o projeto já recebeu cerca de três dezenas de jovens, quinze dos quais obtiveram resultados que permitiram a sua integração na Banda Filarmónica. Alguns, integram atualmente o grupo “Young Melody” composto por jovens alunos da Escola da Banda Filarmónica.
Aos poucos, a ideia foi crescendo, à Banda Filarmónica e ao Agrupamento de Escolas juntou-se o Município de São Brás de Alportel e em conjunto, foi possível lutar pelo apoio do Ministério da Educação, aprovado recentemente, que veio permitir, já neste ano letivo 2018/19 fazer crescer este Projeto nas Escolas São-brasenses!
Sob iniciativa do Município de São Brás de Alportel, com financiamento do Ministério da Educação, e a parceria da Banda Filarmónica e do Agrupamento de Escolas, a Banda vai à Escola será uma realidade nas escolas são-brasenses, contando para tal com um professor de música a tempo inteiro, disponibilizado pelo Ministério da Educação.