Sociedade

Projeto “Sea Watch” reforça vigilância das praias portuguesas a partir de amanhã

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a SIVA Portugal associam-se a mais uma época balnear com o Projeto “Sea Watch”, para vigiar e garantir a segurança dos banhistas ao longo das praias sem vigilância de nadadores-salvadores, prevenindo a ocorrência de acidentes por afogamento.

PUB
 
O arranque oficial do projeto para este ano, com a entrega das viaturas Amarok, terá lugar amanhã, dia 30 de maio, na Praça do Município, em Lisboa.
 
​​O projeto, lançado há seis anos, consiste na cedência por parte da SIVA, durante a época balnear, de 26 carrinhas Volkswagen, preparadas para assistência a banhistas e socorro a náufragos, operadas por militares da Marinha, a prestar serviço na Autoridade Marítima Nacional.
 
Estarão presentes na cerimónia, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o Presidente da SIVA, João Pereira Coutinho, o Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, e o Diretor-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira. 
 
Este projeto marca presença nas praias portuguesas há 6 anos tendo permitido, no ano passado, a realização de 542 assistências, nas quais foram salvas 262 vidas, posicionando Portugal como um dos países do mundo com a menor taxa de mortalidade por afogamento durante a época balnear, confirmou hoje a Autoridade Marítima em comunicado.
 
Algarve Primeiro