Quarteira é a primeira Freguesia da Rede de Autarquias Participativas a vencer um prémio das boas práticas de participação. O projeto ‘Quarteira Decide’ foi ontem distinguido, no âmbito do 5.º Encontro de Orçamentos Participativos, que decorreu na Nova SBE, em Cascais.
Em comunicado, a Junta de Freguesia de Quarteira lembra que em pouco menos de um ano, os moradores dos bairros do IGAPHE, da Checul, da Abelheira e da Amendoeira, foram chamados a participar no ‘Quarteira Decide’, em que, através de uma metodologia de Orçamento Participativo, puderam decidir e implementar os projetos que consideraram mais importantes e relevantes para a sua comunidade. Cada bairro teve um orçamento próprio e esse foi debatido e consensualizado entre os moradores. Para acompanhar e facilitar este processo, foram selecionados e capacitados tutores locais.
“Este prémio é deles: Érica, Giovanna, João, Miguel, Naina, Samuel, Taissa e Vasco. Os jovens tutores, que trouxeram mais união, harmonia e qualidade de vida e bem-estar, às suas zonas residenciais e respetiva comunidade”, refere Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira. “O Quarteira Decide veio demostrar que, faz cada vez mais sentido envolver a população, nas decisões para a melhoria da freguesia. Sermos participativos só nos traz benefícios, quer pela aproximação à comunidade, quer pela união que se constrói entre as pessoas”.
O projeto Quarteira Decide é coordenado pela Associação Oficina, em parceira com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Juvenil Akredita Em Ti.