Sociedade

Lançado projeto-piloto para monitorizar lugares de cargas e descargas em Portimão

DR
DR  
Foi dado início ao projeto de sensorização da Portipark, que permite “monitorizar, em tempo real, os lugares de estacionamento destinados à paragem de veículos automóveis para a realização de breves operações de cargas e descargas”, adianta a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) em comunicado.

Trata-se de um projeto-piloto, implementado nas ruas Pé da Cruz, Direita e Hortinha, consideradas zonas que “acusam maior pressão de estacionamento reservado a cargas e descargas”. Caso corra dentro das expectativas, será alargado a todo o concelho.
 
Explica a entidade que “o sistema ‘on-street’ baseia-se numa rede de sensores magnéticos que detetam se cada lugar de estacionamento está livre ou ocupado, sendo a mudança de estado comunicada em tempo-real para um sistema de gestão on-line”.
 
“É uma solução de smartcities para a gestão do estacionamento, que comporta um sistema integrado de sensores para deteção de veículos estacionados, informação aos condutores e ao gestor da mobilidade e disponibiliza um interface para gestão de backoffice e uma aplicação móvel”, descreve a EMARP, tendo um modo de funcionamento “configurável permitindo definir o tempo máximo de estacionamento permitido, neste caso 30 minutos, findos os quais é emitido um aviso para o backoffice e para os agentes de fiscalização de estacionamento, que serve como meio de prova ao levantamento do correspondente auto de notícia por paragem indevida”. 
 
Nesta primeira fase, a supervisão será feita através de uma aplicação instalada nos equipamentos dos agentes de fiscalização da Portipark.