Sociedade

Projeto piloto na área da gestão de fogos rurais avança no Algarve

 
A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) realizou entre 22 de setembro e 6 de outubro, com a colaboração da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), reuniões de preparação do projeto piloto do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) do Algarve.

No âmbito do novo Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR), e com o objetivo de testar o funcionamento do SGIFR, o projeto piloto do barlavento algarvio é um dos três aprovados em Resolução do Conselho de Ministros. Para além do Algarve, as regiões de Alto Tâmega e Coimbra foram igualmente selecionadas. No sul do país, estão envolvidos os municípios de Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo, conforme adianta comunicado da Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL.
 
Segundo o diploma, os projetos piloto preconizam a melhoria da articulação e tomada de decisão entre as diversas entidades a nível regional, sub-regional e municipal. "A especialização das equipas de gestão integrada de fogos rurais e a mobilização dos agentes para a promoção de melhores práticas relativas à proteção de pessoas, animais e bens são também objetivos", lê-se no documento.
 
As reuniões, que permitiram estabelecer um ponto de situação dos projetos críticos, destacar o trabalho já realizado e traçar as próximas etapas a desenvolver, contaram com a presença de elementos da AGIF, entidade sob a qual recai a coordenação e a operacionalização da execução dos projetos-piloto, da AMAL, através do seu Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, da ICNF, das forças de segurança da GNR, PSP, PJ e ainda dos municípios que integram o projeto.