Sociedade

Projeto «Renature Monchique» estreia segundo episódio da sua websérie com a ambientalista Joana Guerra Tadeu e o comediante algarvio Dário Guerreiro

Foto|D.R
Foto|D.R  
O projeto «Renature Monchique» foi criado pelo GEOTA, em parceria com a Ryanair, a Região de Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Monchique.

 
O projeto «Renature Monchique», criado em 2019 pelo GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, que pretende restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000 afetados pelo incêndio de Monchique, em 2018, estreou um segundo episódio da sua websérie, contando com a participação da ambientalista Joana Guerra Tadeu e o comediante algarvio Dário Guerreiro.
 
A Serra de Monchique foi afetada pelo maior incêndio florestal da Europa em 2018, sendo que quase 28.000 hectares foram queimados, afetando não apenas a comunidade local, mas também os habitats naturais e espécies desta área. Neste sentido o «Renature Monchique» lança agora o segundo episódio da segunda temporada de uma websérie que já chegou a mais de 500 mil pessoas, onde explora a perspetiva da intervenção social, ecológica e comunitária feita na região.
 
A ambientalista Joana Guerra Tadeu e o comediante Dário Guerreiro juntaram-se à causa, dando cara ao episódio "O dia a dia", o segundo da nova temporada, levando os espetadores a visitar os locais que o «Renature Monchique» está a recuperar na Serra de Monchique. É ainda possível acompanhar o dia a dia da equipa do projeto e ver como está a ser feita a replantação na Serra de Monchique, que conta já com cerca de 137 mil árvores plantadas.
 
Durante o episódio, é possível observar os dois influenciadores a visitar os locais afetados pelo incêndio de 2018, acompanhados por Miguel Jerónimo, coordenador do «Renature Monchique», que explica como está a ser realizado o processo de restauro ecológico e quais as espécies autóctones que estão a ser plantadas.
 
Regira-se ainda que o projeto «Renature Monchique», tem como objetivo restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000 afetados pelo incêndio de 2018, apoiando o bem-estar local e mitigando os impactos futuros das alterações climáticas.
 
 "O dia a dia"