Sociedade

Projeto requalifica "preciosas" marcas do passado em São Brás de Alportel

O Presidente do Município de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, celebrou o contrato referente às obras de requalificação do projeto “Memórias da Terra – Da Fonte Velha ao Poço Novo" que integra a requalificação de Fontes e Caminhos.

PUB
 
A reabilitação da Fonte Velha e do Poço Madruga, bem como de um conjunto de caminhos, muros, poços e fontes na zona serrana, a requalificação da Fonte do Concelho e o restauro de um Cruzeiro datado de 1886 estão entre as intervenções previstas nesta primeira fase de trabalhos que engloba elementos da serra e do barrocal.
 
Segundo informa a autarquia, a Fonte Velha, situada a norte do concelho, encontra-se muito próxima da Circular Norte, atualmente em construção, contribuindo para melhorar a paisagem circundante a esta nova via e espaços de lazer, e o Poço Madruga, em Parises, consiste numa das intervenções de maior dimensão, na zona serrana, inserido em pleno percurso pedestre e Via Algarviana.
 
O Projeto “Memórias da Terra” é uma aposta do município na valorização do património rural do concelho, para dar continuidade a um conjunto de projectos já implementados pela autarquia com o intuito de preservar "preciosas" marcas do passado, da história e identidade cultural, reforçando ainda o potencial de atração turística do concelho e os recursos de vida da comunidades serranas. 
 
As obras de requalificação têm um prazo de execução de 90 dias e representam um investimento de 46.914,99 €, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, contando com uma comparticipação de 65% de Fundos Comunitários.