Esta terça-feira, 1 de outubro, pelas 10h00, decorre no auditório do edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, a sessão de abertura do projeto "Saúde em Movimento" para a época 2019/2020.
Na sessão, serão apresentadas as iniciativas previstas, deste projeto de promoção do exercício físico, que visa a melhoria da saúde dos munícipes e onde todas as atividades são pensadas para a condição física de cada um.
«Uma vez que o número de idosos está a aumentar no concelho de Lagos, e na tentativa de combater o envelhecimento e todos os problemas a ele associados, em especial o problema de mobilidade, é importante que se aposte em medidas de combate», enfatiza nota do Município.
O Centro de Saúde de Lagos, através do Gabinete de Avaliação e Prescrição de Exercício, permite a quem nunca teve oportunidade de praticar exercício ou aos menos recetivos, ter algum acompanhamento especializado, de forma a sentirem-se mais confiantes na prática do exercício.
O projeto está aberto a pessoas com mais de 40 anos de idade e também aos munícipes que pretendam desenvolver a marcha e corrida com acompanhamento e aconselhamento.
Do projeto fazem parte técnicos superiores de educação física, de reabilitação e ainda técnicos de saúde.
As atividades decorrem em todas as freguesias do concelho, criando mais proximidade e não exigindo a deslocação dos interessados a outros locais, como sendo o Ginásio do Espaço Jovem, Salas dos Clubes das Freguesias Rurais, Centro Cultural de Barão de São João e Ginásio do Estádio Municipal.
A participação tem o custo de 7 euros mensais, para a participação nas classes do projeto e de 10 € anuais para o seguro de atividades regulares e pontuais através do Programa Nacional de Marcha e corrida.
Para que esta atividade seja acessível a todos, a Câmara Municipal de Lagos irá estabelecer, mais um ano, um acordo de parceria com os Clubes Desportivos do concelho, com vista a ministrar as aulas de ginástica de manutenção.
Com o apoio a este projeto a autarquia irá investir aproximadamente 23 500,00 €.
Na apresentação irá ainda ser efetuado um balanço das atividades nos últimos anos, que tem contado com a participação de mais de três centenas de pessoas.
Os interessados em participar nesta nova edição, deverão marcar presença na sessão de apresentação, onde poderão esclarecer todas as dúvidas e conhecer melhor o projeto.
Recorde-se que ainda recentemente o Algarve foi considerado uma das 77 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Parceria Europeia para a Inovação no Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP - AHA) da Comissão Europeia. A cerimónia de entrega do galardão realizou-se, no passado dia 25 de setembro, na Dinamarca.