No dia em que começa mais uma edição do Março Jovem, o Município de Portimão dá a conhecer o projeto StartIUPI, dirigido a mais de 300 alunos do 4º ano de diversos estabelecimentos de ensino do concelho, que passam a desenvolver competências empreendedoras ao longo do ano letivo.
Em nota enviada à comunicação social, o Município explica que esta metodologia, dinamizada pelos Territórios Criativos, visa fazer chegar o empreendedorismo às escolas, "envolvendo todos os intervenientes de forma divertida e pedagógica, dando continuidade aos objetivos da Startup Portimão, incubadora de negócios do Município que atua enquanto interlocutora com a comunidade empreendedora local".
Com esta metodologia de educação não formal, as crianças aprendem a identificar oportunidades, a ter autoconfiança, a saber ouvir, a fazer apresentações, a organizar e a planear, ganhando igualmente responsabilidade e trabalho de equipa, ao mesmo tempo que poderão experimentar o ciclo de criação de valor (produto, preço, promoção e praça).
Segundo a mesma fonte, o projeto está a ser implantado em 14 turmas do 4º ano dos seguintes estabelecimentos de ensino: EB Alvor (duas turmas); EB Montes de Alvor (uma); EB José Sobral (uma); EB Chão das Donas (duas); EB Pedra Mourinha (quatro); EB Vendas (uma); e EB Coca Maravilhas (três). Um total de 314 alunos participará nas 42 sessões previstas, que estão a decorrer entre fevereiro e junho deste ano, sempre no período matinal do horário escolar.
As atividades resultam em três sessões por escola, a primeira das quais consiste na dinamização de atividades e jogos que permitem aos jovens descobrir o que é o empreendedorismo e como podem ter um espírito empreendedor, bem como o desenvolvimento de competências empreendedoras.
Já na segunda sessão, os participantes começam a experimentar o ciclo de criação de valor, tendo a oportunidade de desenvolverem os seus próprios projetos e criando "algo que ainda não existe", ao passo que a derradeira sessão possibilitará às crianças finalizarem a criação dos seus projetos, trabalhando a promoção dos respetivos produtos e preparando todos os materiais necessários para a venda na praça. Por fim, os trabalhos desenvolvidos durante as sessões culminam numa exposição final, patente de 15 a 19 de junho em local a anunciar oportunamente.