A Revista TIME distinguiu o projeto subaquático EDP Art Reef, como um dos melhores lugares do mundo de 2024. Esta distinção da revista norte-americana, foi publicada na passada quinta-feira, 25 de julho, e faz parte do suplemento “World’s Greatest Places 2024”.
Segundo revela nota da Câmara de Albufeira, a TIME faz referência ao projeto de descarbonização de uma das centrais elétricas da EDP, que planeia eliminar gradualmente o carvão até 2025 e atingir a meta líquida zero até 2040, acentuando que o trabalho artístico do artista Vhils está a conceder aos mergulhadores “novas razões para mergulharem no Algarve”.
O artigo, assinado por Terry Ward, regista que "o EDP Art Reef fica apenas a 12 metros de profundidade – uma distância perfeitamente razoável para novos mergulhadores explorarem". Sublinha que "este empreendimento é único em vários aspetos".
A autarquia lembra que, a exposição é composta por 13 peças em ferro e betão e está localizada ao largo da Praia de Santa Eulália, numa área de 1250m2. Esta instalação já atraiu vários mergulhadores do México, Estados Unidos da América e da Austrália, bem como outros da Europa e da Ásia.
José Carlos Rolo, presidente do Município de Albufeira, diz que, esta distinção confirma "as excelentes potencialidades de Albufeira no campo da diversificação turística, nomeadamente, os entusiastas das artes, das atividades ligadas ao mar, bem como da natureza terrestre. É uma excelente forma de promovermos um turismo que destaca as nossas riquezas naturais, a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental".
O responsável pelo pelouro dos Assuntos do Mar da autarquia, Cristiano Cabrita, refere no mesmo documento, que "este é um título que representa muito para nós, pois vai ser lido por milhares de leitores da TIME. A EDP Art Reef é um ponto forte do nosso destino e confirmo que esta instalação já começou a proporcionar o aumento da vida marinha, na medida em que está a crescer o número de seres vivos e de espécies aquáticas, como polvos, caranguejos-aranha, ouriços e inúmeras espécies de peixes", destacou.