Sociedade
Projeto «Vilas em Movimento» já “mexe” em Alcoutim
Pela primeira vez, o Baixo Guadiana conta com o selo da Galp e da sua Fundação num projeto em parceria com o Município de Alcoutim e a Associação ODIANA.
Segundo indica a autarquia em comunicado, os conceitos chave são: inclusão social e mobilidade sustentável. Workshops inclusivos, espaços de reabilitação física e bike sharing são algumas das atividades propostas, com vista à promoção do bem-estar e qualidade de vida da população.
Os workshops de costura criativa, crochet e reciclagem de materiais, cerâmica, pintura, entre outros, já estão a decorrer e contam, até ao momento, com mais de 60 participantes. «A meta é melhorar a vida da comunidade através da dinamização de atividades culturais e de artesanato que acrescentem valor e inovação ao desenvolvimento local, promovam a inclusão social e combatam a solidão», reforça o município.
O segundo eixo do projeto diz respeito à mobilidade, aliando o exercício físico, a saúde/reabilitação física e a sustentabilidade. Este eixo inclui a abertura de um Espaço de Mobilidade em Martim Longo, com salas destinadas ao uso gratuito da população, com equipamentos de ginástica e reabilitação, bem como para consultas de fisioterapia.
No âmbito do mesmo projeto, foi implementado um sistema de bicicletas elétricas partilhadas na vila de Alcoutim, destinadas ao uso de residentes e visitantes.
O «Vilas em Movimento» é um projeto financiado pela Galp e pela sua Fundação, em parceria com os agentes locais, para dar resposta aos desafios de desenvolvimento sustentável da comunidade de Alcoutim, conclui o mesmo comunicado.