Os projetoS L.E.R. Cãofiante e Cãopetencias para a Vida, dinamizados pela Biblioteca Municipal de Silves, o sector de Psicologia da autarquia e as Escolas EB 1, Nº 1 de Silves e EB 2, 3 de SB Messines, serão destaque na Grande Reportagem emitida no Jornal da Noite da estação de televisão SIC, esta quinta-feira, dia 23 de julho.
A jornalista Miriam Alves dará conta do trabalho desenvolvido por diversas equipas a nível nacional que se dedicam a projetos na área das intervenções assistidas por animais, em que os animais desempenham um papel de grande relevância enquanto co-terapeutas.
Como é o caso do MoMo, que ajudou as crianças de uma turma de Silves, ouvindo-as e sendo uma peça chave no seu processo de aprendizagem e melhoria ao nível da leitura.
Também o projeto municipal "Cãopetências pra vida", dinamizado pelo sector de Psicologia, merece destaque na reportagem. O mesmo tem decorrido na Escola EB 2/3 de S. Bartolomeu de Messines, com a colaboração dos cães Benny e o Baltazer (ambos Labradores) e visa a integração em meio escolar de jovens que apresentam lacunas nas áreas comportamentais, envolvendo os pais num estreito processo de cooperação.
L.E.R. Cãofiante, enquadra-se no programa Ler+ da Biblioteca Municipal de Silves, é um projeto inovador em Portugal, que tem por objetivo ajudar alunos a ler mais e melhor, recorrendo à presença de cães treinados e tranquilos, intervindo em parceria com o mediador de leitura.
Estes cães são ouvintes atentos e facilitadores do processo de aprendizagem e representam um dos fatores diferenciadores desta intervenção. A sua presença funciona como um estímulo multissensorial, que fomenta a atenção, a concentração e a cooperação nas tarefas propostas, contribuindo para elevar a expectativa das crianças na sua capacidade para superar dificuldades e aumentar a sua autoestima.
As sessões são sempre dinamizadas com a presença dos cães da equipa: o MoMo (Golden Retriever), a Pipa (Schnauzer) e o Benny (Labrador).
O projeto L.E.R. Cãofiante foi inspirado no programa R.E.A.D. que já é dinamizado em inúmeras escolas dos Estados Unidos, Canadá e, também, em alguns países europeus, com sucesso. Tem merecido destaque na imprensa, chegando mesmo a ser mencionado noutros países (Brasil, por exemplo).