Sociedade

Promoção da leitura nos primeiros anos de vida foi tema de formação em Lagoa

 
 
A autarquia de Lagoa afirmou a sua aposta na promoção da leitura nos primeiros anos de vida. Para tal, teve lugar na Biblioteca MunIcipal, uma formação de dois dias, com o intuito de «oferecer aos professores e educadores do concelho ferramentas para o seu trabalho na área da promoção da leitura».

 
Durante os dias 13 e 14 deste mês, decorreu a formação “Das primeiras palavras à literacia: compreender e promover o desenvolvimento comunicativo e linguístico” que foi o mote para o programa de formação acreditada pelo Centro de Formação de Albufeira, Lagoa e Silves que envolveu 40 profissionais.
 
A autarquia anota que, esta iniciativa foi direcionada para os profissionais que trabalham direta e indiretamente na área da literacia. Educadores de infância, professores do 1º ciclo e da educação especial, bibliotecários, psicólogos, terapeutas da fala entre outros com intervenção na área da promoção e mediação da leitura, integraram o grupo que beneficiou deste investimento que o Município de Lagoa tem em curso para «prevenir as dificuldades de aprendizagem nas áreas da leitura e escrita nas escolas do concelho».
 
João Canossa Dias, diretor técnico da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL), foi o formador convidado pela Câmara de Lagoa para desenvolver conjuntamente com os 40 participantes, «soluções de melhoria das competências comunicativas e linguísticas especialmente nos primeiros anos de vida e de escolaridade».
 
Na ausência destas competências, a participação da criança nos processos de aprendizagem e de inclusão «fica seriamente ameaçada», pelo que «esta intervenção preventiva», inscrita no âmbito do programa municipal “Crescer a Ler”, vem reforçar um conjunto mais vasto de medidas «em que a Câmara de Lagoa tem vindo a apostar».