Política

Proposta do PSD para Hospital Central do Algarve chumbada - Cristovão Norte

 
O Deputado Cristovão Norte, informou em comunicado que foi chumbada na especialidade a proposta de alteração ao OE 2019 que propunha a "observância da hierarquia da concretização de novos hospitais, cujo efeito próximo seria a construção do hospital central do Algarve".

 
A proposta do PSD que foi chumbada, com os votos contra de PS, PCP e BE, e abstenção das restantes bancadas, estabelecia "que o Governo desse cumprimento à lista de prioridades de novos hospitais fixadas por despacho em 2006 após estudo técnico ordenado pelo Governo de então. O cumprimento desse despacho conduziu, à época, a que fossem lançados procedimentos e abertos concursos, tendo os respetivos processos sido suspensos sine die após 2009 em razão da crise financeira", explica o parlamentar, recordando que no despacho em causa, o Algarve figurava na segunda prioridade.
 
Das 4 primeiras prioridades, três - Lisboa, Évora e Seixal - estão inscritas para realização no OE 2019, tal como em anos anteriores.
 
Cristovão Norte, adianta que "o Algarve tem registado o maior crescimento populacional do país, a maior quebra de indicadores de saúde, bem como registou em 2017 um aumento de 103 % de queixas dos utentes, por comparação a um enorme aumento de 18 % no resto do país, pelo que não se entende a decisão do Governo".